LEITURA E ESCRITA COMO PRÁTICAS SOCIAIS: PARA ALÉM DA SALA DE AULA

Autores

  • Elaine da Silva Faria

Resumo

Resumo: A leitura está por toda parte e com o passar do tempo, os textos vão se transformando e ampliando suas possibilidades de comunicação. Temos hoje textos multimodais, em plataformas e suportes diferenciados e isso tudo não pode ficar de fora da sala de aula. É necessário envolver os alunos com práticas de leitura e escrita, que sejam significativas para eles.

É papel da escola, valorizar os saberes linguísticos existentes no aluno e potencializá-los com o trabalho de gêneros textuais múltiplos e também com a inclusão de letramentos, que já fazem parte da sociedade contemporânea. Até porque muitos textos são vistos e utilizados pelos alunos fora da escola. O estudante convive com textos diversos ao pegar um ônibus, ir ao mercado, usar a internet, as redes sociais, e esses textos precisam fazer mais parte do repertório escolar. O objetivo desta pesquisa é verificar como os alunos compreendem as informações que estão lendo nas ruas? Elas fazem sentido para eles?

 Com base na sociolinguística é possível estudar o assunto e perceber como a interação com a leitura proporciona um envolvimento com as intenções de quem a produziu, com o público a qual se destina, com a finalidade do texto e a função social dele.

Uma diagnose com alunos do Ensino Fundamental, pode nos oferecer uma fonte de pesquisa importante, para investigar os fatores linguísticos que causam maior distanciamento entre texto e leitor e também como se dá a compreensão das infomações de textos multimodais, que fazem parte do dia a dia dos estudantes. Dentro e fora da escola! Amparar o trabalho em uma pesquisa bibliográfica também será de total importância, para traçar metas, que auxiliarão os professores de línguas em sala de aula.

 

Palavras-chave: Sociolinguística. Texto. Leitura. Compreensão. Alunos.

Downloads

Publicado

2023-02-24