A CONSTITUIÇÃO DA AGÊNCIA E A PRODUÇÃO COLABORATIVA NOS COMENTÁRIOS DAS NOTÍCIAS DO MAIS GOIÁS, NO INSTAGRAM

Autores

  • Gleyciele de Sousa UEG

Resumo

O uso intensivo das tecnologias digitais, característico da sociedade atual, proporcionou não só o surgimento de novos gêneros textuais, mas também o uso de novos suportes para veicular formas antigas. Logo, as notícias, que eram veiculadas em jornais/revistas e, até mesmo em sites, ganharam como suporte também as redes sociais. Nesse sentido, para acompanhar tais mudanças, os leitores precisaram modificar os seus hábitos, bem como desenvolver novos letramentos para usufruir dos recursos disponíveis. Partindo dessa nova realidade, este estudo objetiva demonstrar como ocorre a produção colaborativa e o equilíbrio da agência em comentários de notícias publicadas no Instagram, de modo a evidenciar se o uso de um novo suporte contribui para que os leitores se tornem ativos e colaborativos. Para tanto, fundamenta-se nos pressupostos de autores representantes dos estudos sobre os letramentos (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020; MONTE MÓR, 2017; ROJO, 2012). O corpus desta pesquisa constitui-se de duas notícias publicadas pelo Mais Goiás, no Instagram, e de comentários feitos pelos leitores destas notícias referentes ao mês de abril, do ano de 2022. Os resultados demonstraram que o novo suporte favoreceu a colaboração entre os usuários, não apenas por meio dos comentários, mas também pelo envio de vídeos à página do jornal. A partir dos exemplos apresentados, pudemos concluir que os leitores, anteriormente passivos, puderam se tornar ativos e contribuir com informações complementares para as notícias.

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Publicado

2023-02-24