EXPERIÊNCIA VIVIDA, NARRATIVA COMPARTILHADA:
FORMA DE (RE)EXISTIR E (RE)AVALIAR A PRÁXIS PÓS-PANDEMIA SOB O OLHAR DOS MULTILETRAMENTOS E LETRAMENTOS DIGITAIS
Resumo
Docentes tiveram suas práxis desafiadas diante das instabilidades e incertezas vividas durante a crise da Covid-19, o que modificou a rotina da sala de aula e os espaços de ensino-aprendizagem. Assim, inspiradas em uma perspectiva outra de ensino, que valoriza as multimodalidades, as múltiplas linguagens e as formas plurais de construir sentidos, buscamos neste trabalho trazer os resultados parciais de uma pesquisa de iniciação científica voluntária realizada na Universidade Estadual de Ponta Grossa em 2021-2022, com o objetivo de discutir a formação de professores e os multiletramentos no contexto da pandemia de Covid-19 e a autorreflexão a respeito da práxis. Entendemos que a reflexão sobre os multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2009) e sobre as práticas docentes no período do ensino remoto (CARNIN; LOCATELLI, 2021) auxilia professores em formação a utilizarem criticamente as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) em prol do protagonismo e do trabalho colaborativo. Além da revisão bibliográfica, a pesquisa qualitativa interpretativista envolveu a reflexão sobre a práxis (ZEICHNER, 2008), a observação de aulas e a pesquisa narrativa (NACARATO, 2018). Os resultados indicam que a pandemia exigiu dos docentes a superação de uma série de desafios: problemas técnicos (uso dos computadores e plataformas), físicos (distanciamento professor-aluno), didáticos (adaptação às metodologias diferenciadas) e controle (emocional e didático) para lidar com as mudanças. Apesar das dificuldades, é possível perceber inovações de cunho positivo que nos fazem refletir criticamente sobre nosso ensino para atender às novas necessidades da sala de aula e dos alunos. As experiências compartilhadas em momentos de crise (TARC, 2020) podem auxiliar docentes em formação a experimentarem metodologias didático-pedagógicas diferenciadas em sala de aula a fim de promover uma educação linguística crítica, igualitária e justa.
Palavras-chave: Formação de Professores. Multiletramentos. Práxis. Narrativa. Pandemia.