DO CONHECIDO AO NOVO
FANFICTION E ESCRITA CRIATIVA NA PESPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS
Resumo
Este trabalho objetiva relatar uma experiência de produção de fanfictions para o fomento da escrita criativa sob o enfoque dos multiletramentos. Tomando como ponto de partida a prática situada dos multiletramentos (NEW LONDON GROUP, 1996), bem como o movimento do conhecimento experienciar da Aprendizagem por Design (COPE; KALANTZIS, 2005), compreendemos os benefícios para a aprendizagem dos estudantes quando partimos dos conhecimentos que eles trazem consigo de suas experiências de vida e os conduzimos, a partir daí, a novos conhecimentos. Assim, a experiência aqui relatada trata da escrita de fanfictions partindo de obras de conhecimento e interesse dos alunos. Quanto ao gênero fanfiction, este foi escolhido por promover uma escrita criativa por parte dos estudantes (ALENCAR; ARRUDA, 2017), letramentos diversos (LEITÃO, 2021), dentre outros benefícios. Foram relatados 5 textos produzidos por alunos da disciplina língua inglesa 7 de um curso de formação de professores de línguas, atentando para as abordagens escolhidas pelos estudantes tais como recontextualização, expansão da linha do tempo e crossover (ALENCAR; ARRUDA, 2017). Os gêneros das obras-fonte são animes, livros, jogos, séries e filmes. Após a escrita, os alunos apresentaram suas fanfictions para a turma. Podemos perceber, a partir da análise, que os estudantes escolheram obras que fazem parte de suas vidas, que eles se apropriaram das abordagens de escrita das fanfictions e desenvolveram trabalhos que demonstram criatividade e agência. Concluo que o trabalho com fanfiction é benéfico por proporcionar aos estudantes o trabalho com gêneros e obras com as quais tenham afinidade, abrir espaço para o desenvolvimento da escrita criativa dos estudantes, conhecer gêneros diversos, e permitir a agência dos estudantes.