O “PODCAST” COMO FERRAMENTA DE LETRAMENTO NO ENSINO DE HISTÓRIA:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

Resumo

O presente artigo descreve uma experiência a partir de podcast como ferramenta de letramento no ensino de História e na formação humana, diante da diversidade sociocultural existente sob a ética da alteridade. O propósito foi resgatar a oralidade, o protagonismo e a consciência crítica emancipatória do aluno, como processo educacional não formal, diante da complexidade da formação humana. A questão-problema desenvolveu-se em torno da ânsia de: “Como promover o protagonismo e a emancipação dos alunos nas aulas virtuais de História durante o período pandêmico através do letramento? O objetivo geral foi de descrever e analisar as práticas de letramento que envolvem a elaboração de podcasts. Para tanto, os objetivos específicos basearam-se em promover o protagonismo dos alunos em relação ao conteúdo da disciplina de História e incentivar a consciência crítica emancipatória através da criação de podcasts. Trata-se de um estudo descritivo, acerca da temática abordada. Tal pesquisa foi apresentada ao grupo GEFOPI –Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade, no mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias na Universidade Estadual de Goiás – UEG. Conclui-se que as ações educativas por meio de podcasts foram de extrema importância para a construção e o resgate da consciência histórica. Para tanto, a base teórica elenca autores como Pinto (2011) no conceito de podcasts na educação, Rojo (2012) no conceito de multiletramentos, Lee (2006) no conceito de letramento histórico, Burke (1992, 2017); Le Goff (2005) no conceito de “História Nova” e Ribeiro e Anastácia, (2006) na discussão sobre ensino de História.

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Publicado

2023-02-24