DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE INGLÊS/PORTUGUÊS NO ESTADO DE MATO GROSSO

Autores

  • Jaqueline Gisele dos Santos UNISINOS
  • Maria Julieta Abba

Resumo

este trabalho apresenta um resultado parcial de uma pesquisa em andamento que busca caracterizar a educação bilíngue inglês/português no estado de Mato Grosso, identificando os principais desafios e possibilidades deste tipo de educação em diálogo com a internacionalização e a cidadania global. Assim questiona-se: Quais são as escolas e os principais desafios e possibilidades para operacionalização do ensino bilíngue? Tendo em vista que vários são os desafios da institucionalização da educação bilíngue. Para tanto, utilizamos autores referência no assunto tais como: Garcia (2009), Finardi (2016), Megale (2019) entre outros; são apresentados como interlocutores relevantes para discutir os conceitos de educação bilíngue, internacionalização e cidadania global. Como metodologia está sendo utilizada a pesquisa documental, tendo como objetivo central de análise documentos oficiais federais e estaduais e das escolas investigadas, assim como conteúdo disponível em sites oficiais sobre os índices e os indicativos da educação nacional e estadual. Argumenta-se que a educação bilíngue português/inglês no estado de Mato Grosso apresenta desafios tais como: qualificação docente para atuação na educação bilíngue, alguns professores lecionam a língua inglesa e não tem curso superior em Letras Português/inglês e ao mesmo tempo em outros componentes curriculares os professores têm curso superior em Licenciatura, mas não tem domínio da língua inglesa. Quanto as possibilidades, tem sido criado alguns cursos de formação continuada em língua inglesa para os professores. Dessa forma esta pesquisa busca contribuir para os estudos do atual cenário de multilinguismo, da internacionalização e da cidadania global, advindos do processo de globalização e que atuam sobre o processo de desenvolvimento da educação bilíngue.

Downloads

Publicado

2023-02-24

Edição

Seção

GT 1 - FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE LÍNGUAS