Práticas de Letramento Digital como expansão de perspectivas no Aprendizado da Língua Inglesa

Autores

  • Marília Candido Jacomini UEG

Resumo

O presente artigo traz uma reflexão acerca de uma aula on-line em inglês e os benefícios do letramento digital no retorno às aulas presenciais, considerando para isto, uma aula específica de conversação on-line na plataforma Google Meet, com alunos de primeira série do ensino médio de uma escola particular no interior do estado de Goiás, com suporte de teóricos estudiosos de letramentos, tais como: Cope; Kalantzis, 2020; Monte Mór, 2017 e 2019; Ferraz, 2018; Signorini, 2020; Avelar; Freitas, 2020. Para tal análise, foram abordados o processo de letramento digital em que alunos e professores passaram no momento da pandemia durante o ensino remoto e as contribuições destes aprendizados para o retorno 100% presencial. Com estas reflexões foi possível constatar que a equipe escolar precisa continuar no processo de letramento digital, não esquecendo o que foi aprendido no período pandêmico, mas sim, continuar utilizando ferramentas digitais e desenvolvendo aulas com foco na construção de sentido, agência e autonomia dos alunos, e consequentemente expandido perspectivas para construção de si mesmos e da comunidade em que vivem.

Downloads

Publicado

2023-02-24