Práticas de letramento em sala de aula
Resumo
Este artigo traz uUMOm estudo de grande importância sobre práticas de letramentos em sala de aula e apresenta um relato de experiências vivenciadas por uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental II de uma escola estadual do município de Barra do Garças/MT. O projeto Práticas de letramentos: Cultura do lugar onde moro surgiu por perceber a falta de conhecimento dos alunos em relação à cultura local. Daí a necessidade de desenvolver atividades envolvendo diferentes gêneros de textos, habilidades de leitura e escrita que funcionem dentro da sociedade. Este estudo tem como objetivo geral apresentar estratégias utilizadas na ação docente para minimizar dificuldades de leitura, considerando as práticas de letramentos em sala de aula. Para tanto, o presente artigo traz como objetivos específicos: promover práticas de letramento; delimitar o conceito de multiletramentos e valorizar os aspectos culturais e sociais inerentes às variações linguísticas do local. Para isso, foram escolhidos como referenciais teóricos os autores Rojo (2009), Kleiman (2004), Soares (2004) e Garcia & Rangel (2013). Conclui-se que é muito importante o papel do professor em vários contextos, assim, na prática de letramentos, os saberes docentes constituem-se da visão global da sociedade, da educação, da cultura e são refletidos em sala de aula pela prática de ensino, proporcionando assim, uma aprendizagem significativa que leva ao desenvolvimento do letramento do estudante, buscando novos significados na difusão da cultura e na transformação social.