Variação linguística na escola
Resumo
Esse artigo apresenta os desafios do professor perante o dialeto caipira dos alunos em turmas dos anos iniciais, ensino fundamental I em escolas públicas do município de Barra do Garças/MT e tem como objetivo geral apresentar uma reflexão sobre fenômenos linguísticos inerente a linguagem caipira dos alunos. Com base no arcabouço teórico da Sociolinguística Variacionista realizamos um estudo sobre norma variedades linguísticas, com ênfase no dialeto caipira. Desse modo, serão abordados fenômenos característicos do dialeto caipira, como o rotacismo, a concordância verbal não padrão e o /r/ retroflexo, a fim de investigar como se dá o condicionamento sociolinguístico de tais variáveis, que, comumente, são alvo de preconceito linguístico. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que busca explorar o dialeto caipira dos alunos e foram usados como referenciais teóricos Bagno (2007), Rojo (2009), Rodolfo (2006), Labov (1972), Kleiman (2004), Soares (2004), Camacho (2008), Brasil (2007), com o intuito de trazer reflexões relevantes, a partir da observância e do estudo incisivo da análise bibliográfica das obras citadas. Diante dessa pesquisa, percebemos que é de suma importância o papel do professor em sala de aula, uma vez que ele se torna responsável pela formação integral do aluno e deve considerar os diferentes falares, buscar a articulação entre as variações linguísticas, a interculturalidade e ao mesmo tempo o conhecimento da gramática.
Palavras Chave: Dialeto caipira. Variação linguística. Interculturalidade.