ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E MULTILETRAMENTOS: EXPANSÕES INTERPRETATIVAS A PARTIR DO TRABALHO COM OS GÊNEROS DIGITAIS
Resumo
O presente trabalho busca analisar as atividades que abordam os gêneros digitais, no livro didático de Língua Portuguesa do 3º ano do Ensino Médio, bem como suas implicações para a expansão dos multiletramentos, e consequentemente, para o desenvolvimento do senso crítico dos estudantes. Para tal, buscou- se embasamento teórico, a partir de autores como Marcuschi (2010), Antunes (2009), Bakhtin (2000), Rojo e Moura (2012) , Freitas (2019), Ferraz (2018), entre outros. O artigo constitui- se como pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Para que esse estudo se consubstanciasse, foi realizada análises de atividades do livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Como resultado, foi possível perceber que o livro didático analisado não apresenta atividades pautadas nos gêneros digitais. E isso acaba interferindo no processo de ensino- aprendizagem da Língua Portuguesa, e consequentemente, no desenvolvimento dos multiletramentos, já que a maioria dos estudantes sentem dificuldades para compreender a diversidade de textos que circulam em diferentes suportes de leituras. Conclui-se que o livro didático precisa inserir os gêneros digitais nas atividades propostas, para que os estudantes possam adquirir os conhecimentos acerca do ensino da Língua Portuguesa de forma dinâmica e, assim, desenvolver os multiletramentos indispensáveis para que eles atuem na sociedade de forma crítica e autônoma.