O POVO CHARRÚA URUGUAIO E O MITO DO EXTERMÍNIO

Reflexões a partir de uma sequência didática para as aulas de língua espanhola

Autores

  • Gabriela Rodrigues Botelho Universidade Federal de Sergipe image/svg+xml
  • Sabrina Ferraz Fraccari UFSM

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a pesquisa realizada para a construção de uma sequência didática desenvolvida pelas autoras durante o curso de extensão Racismos e Antirracismos no Ensino de Línguas. A formação foi organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac), e teve como público alvo professores em exercício na educação básica ou superior e graduandos de licenciaturas. Como atividade final, foi solicitada a elaboração de uma sequência didática. A partir dessa produção, as autoras puderam articular a literatura sobre Educação das Relações Étnico-Raciais, as leis brasileiras sobre o tema e a educação linguística em espanhol como forma de reconhecimento de aspectos de branquitude e posturas antirracistas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa sobre os indígenas charrúas, considerando o mito de que o Uruguai seria um país sem indígenas e, portanto, branco. Nesse sentido, o material desenvolvido partiu do documentário uruguaio El país sin índios (2019), dirigido por Nicolás Soto e Leonardo Rodríguez, para questionar o imaginário de superioridade de países latino-americanos considerados brancos e a negação da presença indígena nesses territórios. Ao mesmo tempo, buscou-se propor uma reflexão sobre a formação identitária latino-americana, abarcando o contexto brasileiro e os direitos dos povos originários. Os resultados demonstraram que a elaboração da sequência didática proporcionou aprendizado sobre a língua estrangeira, nesse caso o espanhol, mas também sobre as perspectivas de compreensão da história oficial, como a tentativa de extermínio dos povos charrúas. O processo de produção também revelou que este tipo de formação impacta na atuação dos/as professores, uma vez que a temática foi inserida nas aulas de ambas as autoras em seus respectivos contextos de ensino.

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Publicado

2023-02-24

Edição

Seção

GT 1 - FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE LÍNGUAS