A FUNÇÃO DA MULTIMODALIDADE NO LIVRO DE PLE “TERRA BRASIL: CURSO DE LÍNGUA E CULTURA”
Resumo
No processo de ensino e aprendizagem de Português língua estrangeira (PLE), língua e cultura se mostram dimensões indissociavéis, refletindo em maior ou menor medidas nos materiais didáticos (SANTOS, 2020). Estudos realizados por Dias e Silva (2015), Sebbagh (2016), Nunes e Matos (2021), Carilo e Perna (2021) discutem as características do livro didático de PLE e seus impactos no ensino de tópicos culturais nas aulas de PLE. Cumpre aos materiais didáticos na Perspectiva Intercultural operar como ponte entre os valores, crenças e significados construídos em sala de aula (MENDES, 2002). Os livros didáticos, como exemplares da sistematização de conteúdos de uma área de conhecimento, representa um recurso didático popular no ensino de língua e cultura estrangeira. Este estudo discute a função das imagens nas atividades do livro didático dedicado ao ensino de PLE - Terra Brasil: curso de língua e cultura (DELL’ISOLA e ALMEIDA, 2008). A análise identificou que as imagens estão associadas aos textos verbais mais com a função de atuar como gatilhos para a realização de atividades comunicativas do que promover práticas de negociação de significados. Além disso, a ausência do contexto de produção das imagens e apresentação de poucas informações que auxiliem os estudantes a lê-las, indica que a multimodalidade é secundarizada nas atividades analisadas. O estudo amplia as reflexões sobre o papel da multimodalidade em livros didáticos, bem como endossa a necessidade de planejamento de atividades complementares de leitura de textos imagéticos como projeto pedagógico para a formação de multileitores críticos nas aulas de PLE.