RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO: O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA SOB UMA PERSPECTIVA DE MULTILETRAMENTOS
Resumo
O estágio de observação é uma das etapas no processo de formação de professores de língua inglesa
no curso de licenciatura em Letras – Língua inglesa e suas literaturas. O principal objetivo é inserir
os professores em formação em sala de aula, para que possam se familiarizar com o ambiente
escolar e também observar como os professores regentes de distintos segmentos conduzem suas
aulas, suas metodologias e identificando situações em comum. As observações foram feitas tanto
em escolas públicas e privadas, nos Ensinos Fundamental e Médio, assim como em um centro de
idiomas, com carga horária total de 40 horas. As etapas da observação consistem em observar a
conduta do professor e dos alunos, o andamento das aulas, fazer coleta de dados e anotações
relevantes e por fim, a produção de um relatório. Foi possível constatar que as aulas de língua
inglesa têm pontos de vistas diferentes nas turmas observadas. Através das observações das aulas,
fui instigada a pesquisar sobre o ensino de língua inglesa sob a perspectiva dos multiletramentos, já
que observei, na maioria das turmas, o distanciamento dos conteúdos trabalhados com a realidade
vividas pelos alunos, além da escassez de estratégias dinâmicas para as aulas. Ao fazer leituras de
pesquisadores da área como Duboc (2014), Santos (2018), De Sousa (2015), Tonelli (2016), entre
outros, pude refletir acerca desse tema e como isso foi observado durante o estágio. Pode-se
concluir então que, apesar das dificuldades, a experiencia de estágio para minha formação como
professora enriqueceu meu olhar acerca do ensino de língua inglesa, já que há muitas lacunas a
serem preenchidas, e também pelo fato de vivenciar diferentes ambientes e realidades.