Multimodalidade e Educação para as relações étnico- raciais: uma análise dos significados sociais associados ao racismo no livro didático Vamos juntos, profe!
Resumo
Embora correspondam a mais da metade da população do Brasil, a comunidade afro-brasileira ainda sofre com a discriminação e a falta de representatividade em nosso país. Na tentativa de combater esse problema, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), recomenda a necessidade de se contemplar a educação para as relações étnico-raciais nos currículos da educação básica. Contudo, Silva e Silva (2021) constataram que a educação para relações étnico-raciais proposta pela BNCC ainda não parece devidamente articulada à oferta de uma educação antirracista, limitando-se apenas a transmitir conteúdos sobre a África e os afro-brasileiros. Diante desse problema, a presente pesquisa pretende contribuir para os estudos em educação para as relações étnico-raciais em livros didáticos, por meio da análise das representações multimodais construídas pelo livro didático Vamos juntos, profe (2020), voltado para alunos do Ensino Médio, a fim de descobrir se contribuem ou não para a promoção de uma educação antirracista. Para tal, o enquadre teórico-metodológico será o da Semiótica Social Multimodal de Kress e van Leeuwen (2006 [1996]) com as categorias da Gramática do Design Visual, em interface com as reflexões propostas por Ribeiro (2019), em seu Pequeno Manual Antirracista. A partir dos resultados decorrentes deste projeto, espera-se: contribuir para as pesquisas desenvolvidas no âmbito da Linguística Aplicada, Multimodalidade, Multiletramentos e Ensino; incentivar o desenvolvimento de estratégias metodológicas que possam aplicar a educação antirracista em sala de aula.
Palavras-chave: multimodalidade; educação étnico-racial; educação antirracista; BNCC; livro didático.