PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS/ES DE LÍNGUAS SOBRE MATERIAIS DIDÁTICOS USADOS NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NO PERÍODO DE ENSINO REMOTO
Resumo
Tendo em vista que o livro didático ainda configura como um dos materiais mais utilizados nas salas de aula de línguas da educação básica (SIQUEIRA, 2020) e por compreender que as práticas sociais, relações e identidades dentro da escola também são mediadas pelos materiais didáticos (FERREIRA, 2020), o objetivo deste trabalho é discutir percepções de professoras/es de línguas sobre os materiais didáticos usados na educação linguística, em especial sobre mudanças em relação ao uso de livro didático no período de ensino remoto. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado, que seguiu características metodológicas da pesquisa-formação de viés colaborativo e crítico (SILVESTRE, 2017). O material empírico foi gerado em um curso de extensão, realizado com professoras/es de línguas de escolas públicas de Goiás, e direcionado para discussões sobre educação linguística crítica, sobretudo em relação às possibilidades de uso de materiais didáticos nessa perspectiva. O curso foi realizado de forma remota, com o uso das plataformas Google Meet (atividades síncronas) e Google Classroom (atividades assíncronas). As análises têm como embasamento central praxiologias de pesquisadoras/es do campo da Linguística Aplicada Crítica, que propõem, por exemplo, um ensino de línguas transgressivo, que traz para o centro das discussões questões que reverberam poder e privilégio (PENNYCOOK, 2001) e problematizam desigualdades sociais (PESSOA, 2021), visando uma educação linguística voltada para a promoção de justiça social. Também foram utilizadas como referencial pesquisas desenvolvidas sobre livros didáticos de línguas na área da Linguística Aplicada (ROJO, 2013; FERREIRA, 2012, 2018, 2020; TÍLIO, 2017, 2020; VASCONCELOS, 2021; dentre outras). Os resultados apontam para uma expansão do entendimento de aspectos envolvidos no uso (ou não) de livro didático e outros materiais durante o ensino remoto; de características dos livros didáticos adotados nas escolas que as/os professoras/es participantes atuam, como também de possibilidades de ressignificar a tradição de uso de livro didático na educação linguística em escolas de educação básica.