A LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
Resumo
O professor de línguas estrangeiras é apresentado, em sua formação inicial, a diferentes e abrangentes teorias, metodologias e abordagens de ensino que focam, de maneira direcionada ou totalizadora, de acordo com seu objetivo, nas habilidades básicas comunicativas, a saber, ler, escrever, ouvir e falar, dentre as outras capacidades comunicativas ligadas à socialidade e interação. A presente proposta de discussão foca exclusivamente na experiência de ensino da habilidade leitora. A reflexão perpassará pela apresentação teórica da abordagem chamada instrumental de leitura segundo Moirand (1979) e Tagliante (2006), dentre outros, especificando os principais aspectos e etapas do processo de leitura em língua estrangeira e destacando a contribuição dos conhecimentos linguísticos, discursivos e sociais advindos da língua materna para o desenvolvimento das capacidades de leitura e compreensão de textos. Na sequência, retomamos novamente, no contexto de ensino de língua francesa, a contribuição dos conhecimentos da língua materna (SELINKER, 1994; MARTINEZ, 2010) e da abordagem dos gêneros (SCHNEUWLY, 2010) dando destaque aos aspectos essenciais para a formação linguística e discursiva (conhecimento em língua francesa) e para a formação pedagógica inicial docente dos acadêmicos do curso de Letras-Português/Francês e Literaturas Correspondentes envolvidos no projeto institucional nomeado Programa de Integração Estudantil (Prointe) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) que objetiva, no seguimento aqui apresentado, oferecer cursos de instrumental de leitura em língua francesa à comunidade acadêmica local. A experiência relatada pretende relacionar o domínio de uma abordagem específica de ensino de língua e sua contribuição não somente para o participante como também para o professor em formação inicial responsável pelos cursos proferidos no âmbito do projeto mencionado.