RELATÓRIO DE AMBIENTAÇÃO E OBSERVAÇÃO DA PRP – 22/24
Relato de experiência das aulas ministradas enquanto futuro professor de língua inglesa realizada em uma escola pública em Araguaína -TO
Resumo
Resumo: O presente trabalho apresenta análise e reflexão por parte do residente acerca das aulas observadas e ministradas de língua Inglesa e das experiências vivenciadas no Programa de Residência Pedagógica edital 2023, durante o primeiro módulo realizado no Ensino Fundamental II nas séries 7º e 9º e Ensino Médio com 1º ano, no Colégio Estadual Jardim Paulista (CEJAP) em Araguaína – TO, onde foram apresentados e analisados os resultados de todo conhecimento adquirido através do contato com o ambiente escolar e busca retratar as observações e regências realizadas na escola, além de reflexões sobre as metodologias e práticas utilizadas em sala de aula. O programa de Residência Pedagógica, no qual faz parte da Política Nacional de Formação de Professores, tem o objetivo de amadurecer a formação prática nos cursos de licenciatura através da imersão do licenciando na escola de educação básica. E busca atrelar a vida acadêmica com a realidade proporcionando ao aluno o convívio com o meio social e profissional da sua área de atuação. Ministrando aulas no programa, foi permitido um íntimo convívio com o cotidiano escolar, garantindo ao residente uma inserção na comunidade escolar, não só na sala de aula mais também em formação continuada, conselho de classe, planejamento, entre outras ações realizadas. Conclui-se, a partir desse estudo, que o projeto de residência pedagógica tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, pois, é uma importante experiência para o processo de formação do profissional e que fornece informações e conhecimentos imprescindíveis à prática docente.