DESAFIOS E APRENDIZADOS VIVENCIADOS NO COLÉGIO MILITAR DO ESTADO DO TOCANTINS DR. JOSÉ ALUÍSIO DA SILVA LUZ DURANTE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Elani Cristina da Silva Campos UFNT
  • Naiana Siqueira Galvão UFNT

Resumo

Este trabalho aborda os desafios e aprendizados vivenciados no Colégio Militar do Estado do Tocantins Dr. José Aluísio da Silva Luz, na cidade de Araguaína/TO, durante o Programa de Residência Pedagógica (PRP). Tem como objetivos principais analisar como o PRP contribui para a formação de licenciandos, fortalecendo a relação entre teoria e prática; investigar as estratégias pedagógicas e a interdisciplinaridade no ensino de língua inglesa promovidas pelo programa. A metodologia empregada neste estudo parte da revisão bibliográfica, de modo mais conciso, com o intuito de compreender o tema da docência. Para tanto, foram utilizados como referencial teórico o estudo da BNCC, PCN's, editais da CAPES, entre outros teóricos que discorrem acerca da formação identitária docente. Além disso, esta pesquisa é predominantemente qualitativa, na qual foram coletados dados por meio de observações da escola-campo, análise de documentos oficiais e diálogos com os discentes, a fim de fazer uma comparação dos dados extraídos de textos e documentos com a realidade observada e experimentada na escola. Como resultado, conclui-se que o PRP enriquece não apenas a formação dos residentes, mas também contribui para o desenvolvimento dos alunos da escola. A colaboração entre as instituições e a ênfase nas atividades práticas evidenciam o sucesso do programa. A experiência na escola-campo ressalta a importância da adaptação e da compreensão das dinâmicas escolares. O PRP se destaca como uma abordagem eficaz para o aprimoramento da formação de futuros educadores, uma vez que ele contempla habilidades e competências que auxiliam na prática docente. O residente confronta as diversas realidades presentes nas escolas e aplica efetivamente os conhecimentos adquiridos na universidade, realizando, assim, a integração entre teoria e prática no contexto da sala de aula.

Biografia do Autor

  • Naiana Siqueira Galvão, UFNT

    Graduação em dupla Licenciatura Letras Português/ Inglês, Fiesc. Especialista em Língua Inglesa e Literatura Anglo Americana pela UFT, Câmpus de Porto Nacional. Mestra em Ensino de Língua e Literatura pelo Programa de Pós-Graduação PPGLIT, UFT, Câmpus de Araguaína. Doutoranda em Estudos Literários pela UTAD, Vila Real, Portugal. E-mail: naiangalvao@mail.uft.edu.br

Downloads

Publicado

2023-12-07

Edição

Seção

GT 1 - FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE LÍNGUAS