CONCEPÇÕES DE LÍNGUA E PRÁTICAS TRANSLÍNGUES:

análise de textos escritos no curso de Letras

Autores

Resumo

A globalização e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) implicam em mudanças nas práticas letradas e na comunicação e interação dos sujeitos na sociedade. O mundo em constante transformação favorece a reflexão sobre a língua, que, como prática social, se modifica continuamente.  No meio acadêmico, muitos são os questionamentos sobre o que é língua, como é aprendida/ensinada e sobre a expansão do inglês no contexto mundial. Partindo da premissa de que é profícuo estudar a língua em contextos que preveem a interação de falantes multilíngues e a negociação de significados, este trabalho traz os resultados da pesquisa de iniciação científica que buscou analisar as práticas translíngues que acontecem nos textos escritos do curso de Letras de uma universidade paranaense. É fundamental discutir como os sujeitos fazem uso das práticas translíngues para se comunicarem em contextos orais e escritos (CANAGARAJAH, 2011; OTHEGUY et al., 2015). Além disso, é pertinente analisar as práticas translíngues e o uso de todos os recursos disponíveis (língua, corpo, semioses) na construção de significados (GARCÍA, 2007). Nesta pesquisa qualitativa, primeiramente realizamos a revisão bibliográfica de autores que discutem as práticas translíngues em textos escritos (REIS; GRANDE, 2017; GRANDE; ROSA; TANZI NETO, 2020; VON MÜHLEN, 2021). Na sequência, analisamos 90 textos provenientes de avaliações formais escritas do curso de Letras e foi possível verificar que os graduandos fazem uso das práticas translíngues. Essas práticas podem ser classificadas em “translinguagem como estratégia” (VON MÜHLEN, 2021), “translinguagem como multimodalidade” (VON MÜHLEN, 2021) e “hibridização morfológica e hibridização sintática” (REIS; GRANDE, 2017). Pudemos observar que os alunos utilizam práticas translíngues como forma de transitar entre repertórios e representar suas ideias através da multimodalidade. 

Biografia do Autor

  • Rosa Maria Tonkio, Acadêmica, Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Coautora do artigo

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Publicado

2023-12-07