OLHAR CRÍTICO DO PROFESSOR PARA A MEDIAÇÃO NA LEITURA

Autores

Resumo

Este trabalho pretende relatar os conhecimentos aprendidos durante uma formação para professores no curso Introdução ao Incentivo à Leitura da plataforma digital do Instituto Brasil Solidário. Sou professora há muitos anos e acreditava que minhas práticas, repetidas ao longo dos anos, contribuíssem positivamente para despertar o gosto pela leitura. No entanto, ao longo da minha experiência, tive a certeza de que a leitura literária necessita de um tratamento diferente do que é dado na maior parte das escolas. Pode ser feito de várias maneiras, com diferentes estratégias, partindo de situações diferentes e construindo diálogos com textos diversos e permitindo a expressão de sentimentos e opiniões. A intenção é mostrar um ponto de vista crítico de uma professora, que foi aluna e foi e é leitora, que reconhece a necessidade de refletirmos sobre a forma como as atividades de leitura estão sendo desenvolvidas. Como muitos autores defendem, a leitura na escola precisa ser mediada quando o objetivo for a formação de leitores, do contrário corre-se o risco de perpetuar estratégias pouco eficazes para transformar alunos em leitores de leituras diversificadas e sujeitos mais reflexivos e críticos. A base teórica é construída pelas considerações de letramento literário em Cosson (2020), da atuação de leitores em Azevedo (2004) e em Lerner (2002) e do despertar do gosto pela leitura em Antunes (2009). São analisados conteúdos da plataforma referentes às práticas de leitura, características do bom mediador, comportamentos de leitores e direcionamento para professores na indicação de leitura. A metodologia é descrição e análise de situações cotidianas experimentadas ao longo dos anos em escolas particulares e públicas e apresentação de conteúdos relacionados ao comportamento do professor e dos alunos no processo de formação do leitor, com base nas concepções dos autores supracitados.

 

Palavras-chave: Leitura. Literatura. Professores. Formação de leitores. Letramento  

Downloads

Publicado

2023-12-04