A RELAÇÃO ENTRE CRENÇAS E AÇÕES DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS RECÉM-CHEGADA AO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
Este trabalho é um recorte da minha pesquisa de mestrado em andamento e tem como objetivo principal buscar entendimentos sobre o construto crenças e sua relação com minha prática de ensino. Pesquisas em Linguística Aplicada tem demonstrado preocupação com a relação entre crenças dos professores de línguas e suas práticas pedagógicas (Barcelos, 2000, 2006; Borg, 2003; Coelho, 2011; Gimenez, 1994, 2005; Vieira-Abrahão, 2006; Godoy, 2020). No presente estudo o foco recai no ensino de Jovens e Adultos - EJA (Lima, 2011; Cortada, 2009) através do qual lanço meu olhar sobre minhas atitudes e tomadas de decisão colocando em questão os papéis que nós, professores e aprendizes, representamos na sociedade. Destaco meu papel social de professora de inglês no contexto da EJA, em uma escola vinculada à rede municipal da cidade de São Gonçalo, situada no estado do Rio de Janeiro, em um pesquisa qualitativa (Denzin e Lincoln, 2007; Minayo, 1994; Severino; 2002) com traços autoetnográficos (ADAMS, ELLIS e JONES, 2015, p.47 apud OLMOS-LÓPEZ e TUSTING, 2020, p. 272) que está inserida no campo da Linguística Aplicada e apresenta referencial teórico com base nos estudos existentes sobre crenças (Pajares, 1992; Woods, 1993, 1996; Barcelos, 2001, 2004, 2006; Perina, 2003). Os dados foram gerados por meio de planejamentos de aula, diários reflexivos e narrativas visuais. Os resultados parciais sugerem que minhas atitudes em sala de aula possuem relação direta com as minhas crenças. Ademais, foi possível observar crenças centrais (Dewey, 1933; Barcelos, 2007) e periféricas (Pajares, 1992), além do caráter paradoxal e contraditório (Barcelos e Kalaja; 2003) de algumas delas. O estudo mostra a necessidade da reflexividade (Schön, 1983, 1992; Dewey, 1933) no processo de formação dos professores, uma vez que a partir da busca por entendimentos acerca de suas próprias crenças possa haver a possibilidade de re-significação do ensino de LI nas escolas públicas.