LITERACIA MATEMÁTICA: uma análise do estado da arte

Autores

  • Tatiane Araujo Melo UEG Universidade Estadual de Goiás
  • ANDRÉA kOCHHANN UEG Universidade Estadual de Goiás
  • SÔNIA BESSA

Resumo

Resumo

A literacia matemática é uma habilidade essencial no mundo atual, onde a matemática está presente em quase todos os aspectos da vida diária. Trata-se da capacidade de compreender, utilizar e interpretar conceitos e símbolos matemáticos de forma eficaz, a fim de resolver problemas, tomar decisões informadas e participar ativamente na sociedade. Este artigo é proveniente do instrumento de pesquisa que é o estado da arte ao nível de mestrado com aporte na área da Educação Matemática. O objetivo da pesquisa foi de analisar as produções acadêmicas como artigos, dissertações e tese que relata sobre a temática a literacia matemática.  A pergunta diretriz da pesquisa foi “O que dizem as pesquisas científicas sobre a temática da literacia matemática? A metodologia da pesquisa constituiu de caráter bibliográfico por meio do instrumento de pesquisa o estado da arte com percurso metodológico por meio da coleta de dados nas bases da Scientific Electronic Library Online (Scielo), Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Catálogo de Teses e Dissertações da Capes.  Para efetivar a busca do objeto de pesquisa foi utilizado palavra com o descritor “Literacia Matemática” com a utilização de operadores booleanos AND e ou/ OR nas plataformas digitais. Este levantamento de dados disponibilizou uma visão de como os estudos na concepção da literacia matemática é um conjunto de habilidades que envolve a capacidade de ler, escrever e compreender informações de forma crítica, como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento pessoal, o empoderamento individual e a participação ativa na sociedade. Assim, a Literacia Matemática é fundamental para construir uma sociedade informada, inclusiva e capacitada. 

 

Palavras-chave: Práxis. Literacia. Matemática. Docente.

Downloads

Publicado

2023-12-04