MIND MAPS COMO POTENCIALIZADORES DA PRÁTICA DOCENTE EM LÍNGUAS ADICIONAIS
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A diversidade de abordagens para revisitar conceitos em aulas de línguas adicionais amplia as oportunidades de aprendizagem, pois ativa diferentes sistemas de memória e reforça diversas redes neurais, favorecendo a consolidação na memória de longo prazo (TOKUHAMA-ESPINOSA, 2014). Este estudo objetiva descrever o uso de mind maps nas aulas de língua inglesa, visando enriquecer a prática e a experiência docente e envolver os estudantes na construção de conhecimentos meta e extralinguísticos por meio da variação e da transdisciplinaridade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, um relato de experiência educacional que visa “demonstrar como a experiência é um dos mais importantes – muitas vezes, o único – meios de se colocar a educação em evidência para, portanto, pensar sobre, na, com e para a própria educação, com o intuito de renová-la.” (FORTUNATO, 2018). Com base nos princípios da Ciência da Mente, Cérebro e Educação (MCE), descrevemos práticas de ensino com mind maps que foram implementadas em diversas turmas de 8ºs e 9ºs Anos do ensino fundamental, incluindo contextos de escolas bilíngues privadas e públicas com programas bilíngues, bem como escolas públicas regulares sem vínculo com programa bilíngue. Ter possibilitado os estudantes a fazerem escolhas e oportunizado o espaço educacional para que fossem o centro do processo de aprendizagem, podendo construir seus próprios conceitos, facilitando a personalização da experiência (BACICH; NETO; TREVISANI, 2015) contribuiu significativamente para que a prática docente fosse tão única e personalizada quanto os resultados que os alunos apresentaram. Essas práticas de transdisciplinaridade e educação linguística promovem maiores chances de atingir a pluralidade da sala de aula no processo de ensino de línguas e auxiliam tanto os professores quanto os estudantes na motivação e na criação de um mindset de crescimento.