MIND MAPS COMO POTENCIALIZADORES DA PRÁTICA DOCENTE EM LÍNGUAS ADICIONAIS

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

Resumo

A diversidade de abordagens para revisitar conceitos em aulas de línguas adicionais amplia as oportunidades de aprendizagem, pois ativa diferentes sistemas de memória e reforça diversas redes neurais, favorecendo a consolidação na memória de longo prazo (TOKUHAMA-ESPINOSA, 2014). Este estudo objetiva descrever o uso de mind maps nas aulas de língua inglesa, visando enriquecer a prática e a experiência docente e envolver os estudantes na construção de conhecimentos meta e extralinguísticos por meio da variação e da transdisciplinaridade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, um relato de experiência educacional que visa “demonstrar como a experiência é um dos mais importantes – muitas vezes, o único – meios de se colocar a educação em evidência para, portanto, pensar sobre, na, com e para a própria educação, com o intuito de renová-la.” (FORTUNATO, 2018). Com base nos princípios da Ciência da Mente, Cérebro e Educação (MCE), descrevemos práticas de ensino com mind maps que foram implementadas em diversas turmas de 8ºs e 9ºs Anos do ensino fundamental, incluindo contextos de escolas bilíngues privadas e públicas com programas bilíngues, bem como escolas públicas regulares sem vínculo com programa bilíngue. Ter possibilitado os estudantes a fazerem escolhas e oportunizado o espaço educacional para que fossem o centro do processo de aprendizagem, podendo construir seus próprios conceitos, facilitando a personalização da experiência (BACICH; NETO; TREVISANI, 2015) contribuiu significativamente para que a prática docente fosse tão única e personalizada quanto os resultados que os alunos apresentaram. Essas práticas de transdisciplinaridade e educação linguística promovem maiores chances de atingir a pluralidade da sala de aula no processo de ensino de línguas e auxiliam tanto os professores quanto os estudantes na motivação e na criação de um mindset de crescimento.

Biografia do Autor

  • Cyntia Bailer, Universidade Regional de Blumenau - FURB

    Professora no Departamento de Letras da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FURB). Doutora em Estudos da Linguagem no Programa de Pós-Graduação em Inglês UFSC (2012-2016). Foi bolsista CAPES, com estágio sanduíche no exterior, na Carnegie Mellon University (Pittsburgh, PA, EUA) (2014-2015). Mestre em Letras (Inglês e Literatura correspondente) pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) (2011). Possui graduação em Letras (Língua Portuguesa e Língua Inglesa e respectivas literaturas) pela FURB (Fundação Universidade Regional de Blumenau) (2008). Apresentou trabalhos e pesquisas desenvolvidas durante sua trajetória educacional. Tem experiência profissional no ensino da Língua Inglesa aos mais diversos níveis em escolas regulares e escolas de idiomas, bem como experiência em tradução e revisão. Como pesquisadora, está interessada na área de aquisição de segunda língua, com foco nos aspectos cognitivos envolvidos no processamento da linguagem e compreensão, em especial na área de leitura e de implementação desses processos no cérebro, e também na área de educação e formação de professores de línguas, com ênfase nas práticas de leitura e escrita em línguas.

Downloads

Publicado

2023-12-04

Edição

Seção

GT 1 - FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE LÍNGUAS