SOCIOLINGUÍSTICA E ENSINO
UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ESCRITAS DE ALUNOS DO 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
RESUMO: O objetivo desta pesquisa é promover uma discussão sobre a interferência da fala na escrita de alunos do Ensino Fundamental, analisando fenômenos encontrados nas produções de textos e dando respostas linguísticas para estes. A fundamentação teórica está embasada em Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2021), Mollica (2021) e Seara (2008). Para tanto, foram selecionadas 40 produções de textos de alunos do 4º e 5º anos de escolas públicas do município de Vila Propício-GO, a 190 km de Goiânia. A atividade foi proposta pelas professoras a partir da contextualização de quadrinhos não verbais. Desse modo, foi solicitado aos alunos que produzissem uma narrativa, a partir da interpretação das sequência de ações contida no texto utilizado como estímulo. Constatou-se a presença de fenômenos da fala nas produções dos alunos evidenciando que, os alunos transferem para a escrita as marcas linguísticas do seu contexto, permeadas pela fala informal e com traços culturais. Espera-se que os resultados contribuam para a formação continuada dos docentes do Ensino Fundamental em Vila Propício-GO, promovendo uma visão descritiva e antidogmática.
Palavras-chave: Variação linguística. Textos. Formação de Professores.