SOCIOLINGUÍSTICA E ENSINO

UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ESCRITAS DE ALUNOS DO 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Débora Priscila Fernandes Pince Delfino UEG
  • Marília Silva Vieira Pereira

Resumo

RESUMO: O objetivo desta pesquisa é promover uma discussão sobre a interferência da fala na escrita de alunos do Ensino Fundamental, analisando fenômenos encontrados nas produções de textos e dando respostas linguísticas para estes. A fundamentação teórica está embasada em Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2021), Mollica (2021) e Seara (2008). Para tanto, foram selecionadas 40 produções de textos de alunos do 4º e 5º anos de escolas públicas do município de Vila Propício-GO, a 190 km de Goiânia. A atividade foi proposta pelas professoras a partir da contextualização de quadrinhos não verbais. Desse modo, foi solicitado aos alunos que produzissem uma narrativa, a partir da interpretação das sequência de ações contida no texto utilizado como estímulo. Constatou-se a presença de fenômenos da fala nas produções dos alunos evidenciando que, os alunos transferem para a escrita as marcas linguísticas do seu contexto, permeadas pela fala informal e com traços culturais. Espera-se que os resultados contribuam para a formação continuada dos docentes do Ensino Fundamental em Vila Propício-GO, promovendo uma visão descritiva e antidogmática.

 

Palavras-chave: Variação linguística. Textos. Formação de Professores.

Biografia do Autor

  • Débora Priscila Fernandes Pince Delfino, UEG

    Mestranda em Língua, Linguagem e Interculturalidade pela Universidade Estadual de Goiás – Campus Cora Coralina. Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Estadual de Goiás – Campus Goianésia e Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú.  Especialista em Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos – Universidade Federal de Goiás

  • Marília Silva Vieira Pereira

    Pós-doutorado em Letras (2018) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Doutora em Letras (2016) pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Estudos de Linguagens (2011) e Licenciada em Letras Português/Espanhol (2009) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Docente no curso de Licenciatura em Letras e no Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI). Também atua no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus Sinop

Downloads

Publicado

2023-12-04

Edição

Seção

GT 4 - FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE LÍNGUAS PARA CRIANÇAS