MANUAL POLITERANDO
Uma proposta de leitura e escrita em língua portuguesa para o ensino médio
Resumo
No âmbito do componente de prática pedagógica de língua portuguesa (PPLP)- Intervenção na Educação Básica II, do curso de Letras da UFMA, foi planejado, desenvolvido e apresentado um projeto aos professores de língua portuguesa por meio de um manual digital. Assim, este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma proposta de projeto para desenvolver a leitura e escrita por meio da literatura em sala de aula. Para a elaboração do manual, como referencial teórico, baseamo-nos nos pressupostos de Martins et al. (2020), que discutem a importância das metodologias ativas como forma de dinamizar, envolver e interagir em sala de aula. Outrossim, Maciel et al. (2011) esmiúçam a necessidade, advinda dos avanços tecnológicos, de o aluno estar na posição de protagonista, no que se refere ao ensino. O projeto se alinha à Linguística Aplicada (LA), uma vez que está pautado no desenvolvimento linguístico como prática social contextualizada, neste caso, com o uso de obras literárias correspondentes do ensino médio (PCN). Em se tratando de LA, fundamentamo-nos em Soares (2008), que apresenta os estudos de Moita Lopes, que discutem a importância da LA na solução de problemas relacionados ao uso da linguagem. Como procedimentos metodológicos, a elaboração da proposta envolveu seleção de obras literárias, organização da metodologia do projeto com elaboração das etapas e das estratégias de acompanhamento e avaliação a serem realizadas pelo professor durante as atividades propostas, bem como a organização do design do manual. Por fim, como resultado, obteve-se o manual pedagógico intitulado "Manual Politerando: Um falar nosso”, uma proposta que trabalha o uso do podcast como forma de produção final dos alunos nas atividades para o ensino da língua e literatura.