PODCAST COMO FUNÇÃO AVALIATIVA:

UMA PROPOSTA PARA DESENVOLVIMENTO DAS CLASSES GRAMATICAIS

Autores

  • Priscila Ferreira de Alécio Universidade Federal de Mato Grosso image/svg+xml

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de expor como a formação de professores para uso de tecnologias pode contribuir para o melhor desenvolvimento das atividades em sala de aula. A proposta foi de uma elaboração de podcast, com viés para as classes de palavras, conteúdo muito utilizado para redações, bem como na vida do estudante, mas que propunha a recomposição da aprendizagem. Como forma de desenvolver, foram divididos em grupos maiores ou menores, a depender da classe de palavras sorteada e como sugestão de aplicativo foi utilizado o Spreaker, que tem recursos para edição do próprio. O estudo ampara-se teoricamente em Tonelli (2011), Kumaravadivelu (2006), Santos (2010), Rajagopalan (2012), dentre outros. Os resultados são que os grupos desenvolveram os podcasts, e ainda fizeram a edição do podcast. Um dos diferenciais foi o engajamento dos alunos em realizar a atividade. A proposta de utilizar podcast em para avaliar o aprendizado dos alunos, surgiu de uma formação em serviço ministrada pela Secretaria de Educação de Mato Grosso, aos professores de língua portuguesa dos ensinos fundamentais e médios. Desta feita, o professor pode elaborar o planejamento de atividades relacionadas a essa temática, como forma dos alunos compreenderem um determinado conteúdo tendo em vista que precisam elaborar um roteiro para a realização do trabalho. O trabalho desenvolvido em sala de aula também obteve como resultados, além do engajamento dos alunos, promoveu a interação, conforme os pressupostos de Vygotsky, cuja premissa é a interatividade entre os pares. Além da mediação da professora, os alunos trocaram experiências, bem como prepararam utilizando os Chromebooks, na escola e término em casa.

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Publicado

2023-12-04