DOCÊNCIA NO IDIOMAS SEM FRONTEIRAS:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O Idiomas sem Fronteiras (IsF) na FURB iniciou suas atividades em 2017 e desde então vem oferecendo à comunidade acadêmica oportunidades de desenvolvimento da proficiência linguística em inglês para fins de internacionalização. Entre as oportunidades, está a oferta de cursos no modelo Onlife (MOREIRA; SCHLEMMER, 2020), com aulas presenciais transmitidas pelo Microsoft Teams em tempo real, e a oferta de rodas de conversa, os conversation clubs, para a comunidade acadêmica interna e externa da FURB. Nesse contexto, o IsF é lócus de formação de professores, já que as aulas desses cursos são ministradas e as rodas de conversa são mediadas por professores em formação inicial no curso de Letras, que recebem orientação pedagógica semanal. Esta comunicação tem por objetivo relatar a experiência de uma professora em formação inicial no FURB IsF. Nos cursos Onlife, encontramos desafios para lidar com público presencial e o público remoto simultaneamente, o que nos exigiu planejamento adequado e o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e de mediação. As aulas iniciam com uma atividade warm-up e seguem com explicação e atividades para o desenvolvimento das habilidades-alvo dos cursos, com avaliação processual. Já as rodas de conversa acontecem quinzenalmente de maneira presencial e objetivam propiciar a comunicação informal e a prática do idioma em um ambiente descontraído. Os conversation clubs têm duração de uma hora e temas variados, propostos para que os participantes se sintam confortáveis para interagir em inglês. Percebemos que o ambiente descontraído e os temas convidativos ajudam a baixar o filtro afetivo dos participantes (KRASHEN, 1982), fazendo com que se sintam mais dispostos e confortáveis para praticar o idioma sem medo de serem julgados (TOKUHAMA-ESPINOSA, 2014). Observamos, assim, a importância da mediação dialógica (JOHNSON, 2009) nas atividades. De modo geral, destacamos o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e a ampliação do repertório teórico e prático docente.