Cinema e Literatura Espanhola:
Explorando García Lorca
Resumo
No presente trabalho, nosso objetivo principal é trabalhar o cinema espanhol como recurso didático para o ensino de literatura espanhola na sala de aula. Atualmente, muitos são os recursos que possibilitam o planejamento do professor de língua estrangeira. Segundo Rodrigues, Souza e Alves (2019), o ensino de espanhol de forma mais dinâmica possibilita uma aprendizagem de modo mais espontâneo. Aqui, Literatura e Cinema se entrelaçam didaticamente a fim de contribuir com metodologias para o professor no ensino de literatura. Ao fazermos a utilização dos dois ramos mencionados anteriormente, estamos trabalhando diretamente com o que é denominado Literatura Comparada. Segundo Aranda (2005) e Carvalhal (2006) a Literatura Comparada é um ramo da literatura que estuda a relação entre duas obras ou entre uma obra literária e outra forma de expressão humana, neste caso, o cinema. Nos sustentamos com o pensamento de Gonçalves (2017) e Xavier (2016), os quais estudam sobre o papel do ensino de língua estrangeira relacionado ao cinema e à literatura. Essa correlação, ainda segundo Gonçalves (2017), é uma ponte facilitadora não somente no desenvolvimento de conteúdos teóricos, como também na compreensão cultural do mundo da língua em relação ao aprendiz. Como metodologia utilizada para a elaboração do plano de aula foi utilizado o site Portal de la EduComunicación, que apresenta um panorama com obras audiovisuais adaptadas da literatura espanhola. Partindo dele, houve a seleção da obra teatral espanhola La Casa de Bernarda Alba (1936), de Federico García Lorca, juntamente com a sua obra adaptada ao cinema. Disto isso, em conformidade com as habilidades linguísticas que se requer dos alunos na língua espanhola, cada abordagem dos conteúdos linguísticos que apresentam o filme obedecem às destrezas e necessidades dos alunos de espanhol.