A TRANSLINGUAGEM COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS.

Autores

  • Gabriel Ferrari de Alcantara Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores
  • Gysele da Silva Colombo Gomes

Resumo

Neste estudo, discutimos o papel da reflexão do ensino de Língua Inglesa para crianças por meio da Translinguagem (CANAGARAJAH, 2013) como instrumento pedagógico. Sob um paradigma qualitativo, de cunho etnográfico e caráter interpretativista, neste trabalho, discorremos sobre o uso de uma diferente proposta de ensino-aprendizagem de língua inglesa incorporando a translinguagem como ferramenta reflexiva às metodologias utilizadas em sala de aula. Nossa experiência advém de um projeto, intitulado MULTICULTURALIDADE E MULTILETRAMENTOS CRÍTICOS NO ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS, realizado na Escola Municipal Rosendo Rica Marco em São Gonçalo, Rio de Janeiro, com uma turma de quinto ano do primeiro segmento do ensino fundamental. O estudo está fundamentado nos pressupostos teóricos de Vygotsky (2007) e está ancorado na perspectiva ético-metodológica da Prática Exploratória (Alwright, 2006,2009; Miller. 2019).

Biografia do Autor

  • Gysele da Silva Colombo Gomes

    Possui graduação em Letras Português- Inglês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e é doutora em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014). Concluiu o pósdoutoramento na Universidade Federal de Viçosa desenvolvendo estudos sobre a Zona de Conforto e Emoções no ensino de língua estrangeira (2020-2021). É professora adjunta da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), atua no ensino e na coordenação da graduação e pós-graduação (PPLIN) e tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa. É líder do grupo de Linguagem Sociedade, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, membro do grupo de Crenças e Emoções (UFV) e, também, do Grupo de Pesquisa Educação Linguística e Formação de Professores de Línguas (UFSCar).

Downloads

Publicado

2023-12-07

Edição

Seção

GT 4 - FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE LÍNGUAS PARA CRIANÇAS