A TRANSLINGUAGEM COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS.
Resumo
Neste estudo, discutimos o papel da reflexão do ensino de Língua Inglesa para crianças por meio da Translinguagem (CANAGARAJAH, 2013) como instrumento pedagógico. Sob um paradigma qualitativo, de cunho etnográfico e caráter interpretativista, neste trabalho, discorremos sobre o uso de uma diferente proposta de ensino-aprendizagem de língua inglesa incorporando a translinguagem como ferramenta reflexiva às metodologias utilizadas em sala de aula. Nossa experiência advém de um projeto, intitulado MULTICULTURALIDADE E MULTILETRAMENTOS CRÍTICOS NO ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS, realizado na Escola Municipal Rosendo Rica Marco em São Gonçalo, Rio de Janeiro, com uma turma de quinto ano do primeiro segmento do ensino fundamental. O estudo está fundamentado nos pressupostos teóricos de Vygotsky (2007) e está ancorado na perspectiva ético-metodológica da Prática Exploratória (Alwright, 2006,2009; Miller. 2019).