A decolonialidade no ensino da língua inglesa no primeiro segmento do ensino fundamental
Resumo
Este trabalho apresenta a análise de duas atividades realizadas pelo grupo Prodocência “Culturalidade (CANCLINI, 2004) e Multiletramentos Críticos (ROJO, 2012) no Ensino de Inglês para Crianças”, por meio de uma perspectiva decolonial, no primeiro segmento do ensino fundamental da escola municipal Rosendo Rica Marcos (CIEP) localizada em São Gonçalo (RJ). De acordo com Reis & Andrade (2018), o pensamento decolonial busca analisar criticamente a epistemologia, objetivando a emancipação de todas as formas de opressão e dominação. Em conformidade com o pensamento decolonial, no estudo, são investigados dois planos de aula e as suas atividades propostas para as duas turmas de quinto ano. São o foco de nosso interesse as experiências dos alunos para compreendermos as perspectivas e emoções dos estudantes sobre o trabalho pedagógico realizado. A observação feita dos planos de aula e um questionário realizado com as turmas, busca escrutinar as maneiras pelas quais as atividades e procedimentos foram construídos em torno do pensamento decolonial. A análise de dados tem como suporte teórico o construto decolonialidade em alinhamento com Baptista (2022), Machado (2022) e Dina Ferreira (2022). O trabalho se configura como uma pesquisa qualitativa (BODGAN; BIKLEN, 1982), etnográfica (MATTOS, 2011) e de cunho interpretativista (CRESWELL, 2013) e se propõe a construir entendimentos e reflexões acerca do impacto social e pedagógico de uma educação decolonial no Ensino de língua Inglesa em contextos de escola pública.