FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS
uma perspectiva sociocultural
Resumo
A formação de professores, particularmente de professores de línguas, e a integração das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem e na formação docente, são temas amplamente discutidos na educação contemporânea, representando uma mudança de paradigma nas formas de ensinar e aprender. Na tentativa de repensar a formação de professores de línguas sob um viés mais contemporâneo, este artigo tem como objetivo apresentar uma breve discussão sobre: a perspectiva sociocultural, com foco no conceito de mediação e zona de desenvolvimento proximal; a formação de professores de línguas, e as tecnologias digitais como forma de mediação. O presente trabalho é uma revisão de literatura sobre a perspectiva sociocultural, fundamentada nos estudos de Lev Vygotsky (1978; 1986; 1987; 1991), Leontiev (1981) e Luria (1982), e a formação de professores de línguas, nessa mesma abordagem, pautada em Johnson (2009a) e Vieira-Abrahão (2012). Sobre as tecnologias digitais, utiliza-se as reflexões de Lima Júnior (2005), Kenski (2012) e Paiva (2015). Este é um estudo com embasamento na perspectiva em que o aprendizado requer diferentes formas de mediação como a linguagem, que é a sua principal forma, e outros artefatos simbólicos (signos) e materiais (instrumentos físicos), bem como pela interação social. Conclui-se que essa abordagem teórica pode contribuir para a educação de professores, pois possibilita uma melhor compreensão do processo formativo do professor de línguas, com foco na aprendizagem e no desenvolvimento do pensamento conceitual desse profissional, e que as tecnologias digitais têm um importante papel mediador na formação de professores e no ensino-aprendizagem de línguas.
Palavras-chave: Formação de professores de línguas. Perspectiva sociocultural. Tecnologias digitais. Ensino-aprendizagem