EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS LOCAIS DE PROFESSORES(AS) DE LÍNGUA INGLESA COM INFÂNCIA:
diálogos formativos entre a universidade e a escola
Resumo
Diante da urgência de formação de professores(as) para atuar no ensino de inglês com crianças, três professoras de uma universidade pública de Minas Gerais ofertam desde 2022 uma disciplina optativa voltada para o ensino de inglês para crianças. Tendo como ponto de partida suas próprias experiências e vivências possuem o intuito de promover uma form(A)ção, ou seja, sensibilizar os estudantes para a necessidade deste espaço formativo. Entendemos como Brossi (2022) que as ações locais vêm ganhando força para a efetivação desse ensino nessa etapa, por isso acreditamos ser vital estar atento às realidades do nosso entorno. Nesse sentido, temos o objetivo de verificar e relatar como estão as vivências, práticas e emoções de quem ministra aulas na cidade no entorno da universidade. Por meio de entrevista, coleta de relatos e escuta acolhedora, buscaremos valorizar as vozes desses professores e estagiários bolsista, e conhecer suas boas práticas. Conforme Tonelli (2023) fazer a escuta das vozes múltiplas que compõem esse cenário poderá proporcionar a nós, neste local, possíveis adequações na disciplina optativa que ofertamos. De modo que, como um dos resultados esperados temos que algumas praxiologias, poderão ser incorporadas ao nosso repertório. Esperamos também, dessa forma, diminuir a lacuna na formação de professores(as) dos cursos de graduação de Letras face ao silenciamento dos documentos oficiais a BNCC (BRASIL, 2018). Tendo em vista que essa oferta vem crescendo vertiginosamente. Acreditamos enfim, que todo movimento começa pequeno.