EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS LOCAIS DE PROFESSORES(AS) DE LÍNGUA INGLESA COM INFÂNCIA:

diálogos formativos entre a universidade e a escola

Autores

  • Kely Cristina Silva UEL/UEMG-Ibirité
  • Marilene Pereira de Oliveira UEMG-Ibirité
  • Maria Perpétua Reis UEMG-Ibirité

Resumo

Diante da urgência de formação de professores(as) para atuar no ensino de inglês com crianças, três professoras de uma universidade pública de Minas Gerais ofertam desde 2022 uma disciplina optativa voltada para o ensino de inglês para crianças. Tendo como ponto de partida suas próprias experiências e vivências possuem o intuito de promover uma form(A)ção, ou seja, sensibilizar os estudantes para a necessidade deste espaço formativo. Entendemos como Brossi (2022) que as ações locais vêm ganhando força para a efetivação desse ensino nessa etapa, por isso acreditamos ser vital estar atento às realidades do nosso entorno. Nesse sentido, temos o objetivo de verificar e relatar como estão as vivências, práticas e emoções de quem ministra aulas na cidade no entorno da universidade.  Por meio de entrevista, coleta de relatos e escuta acolhedora, buscaremos valorizar as vozes desses professores e estagiários bolsista, e conhecer suas boas práticas. Conforme Tonelli (2023) fazer a escuta das vozes múltiplas que compõem esse cenário poderá proporcionar a nós, neste local, possíveis adequações na disciplina optativa que ofertamos. De modo que, como um dos resultados esperados temos que algumas praxiologias, poderão ser incorporadas ao nosso repertório. Esperamos também, dessa forma, diminuir a lacuna na formação de professores(as) dos cursos de graduação de Letras face ao silenciamento dos documentos oficiais a BNCC (BRASIL, 2018). Tendo em vista que essa oferta vem crescendo vertiginosamente. Acreditamos enfim, que todo movimento começa pequeno.

Biografia do Autor

  • Kely Cristina Silva, UEL/UEMG-Ibirité

    Doutoranda PPGUEL – Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina, Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, Graduada em Letras Port./Ing. pelo UNI-BH, pós-graduada em Psicopedagogia e Educação Musical, é professora da UEMG – unidade Ibirité, membro grupo FELICE (CAPES/CNPq).

  • Marilene Pereira de Oliveira, UEMG-Ibirité

    Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014), pós-graduação em gestão de sistemas educacionais pela FACEB (2012), graduação em Letras pela UFMG (2006) e graduação em direito pela Milton Campos (2002). Atualmente é professora da Faculdade de Letras - PES - da UEMG Unidade Ibirité.

  • Maria Perpétua Reis, UEMG-Ibirité

    Mestre em Literaturas de Expressão Inglesa pela UFMG, Licenciada em Inglês, Espanhol e suas Literaturas. Professora efetiva na UEMG-Unidade Ibirité. Atua como professora no curso de Letras e desenvolve projetos extensão de Inglês e Espanhol desde 2018, com ênfase em ensino de LA para crianças

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Publicado

2023-12-07

Edição

Seção

GT 4 - FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE LÍNGUAS PARA CRIANÇAS