INTERCULTURALIDADE E A BNCC: uma análise crítica das habilidades de Língua portuguesa para o 6º ano

uma análise crítica das habilidades de Língua portuguesa para o 6º ano

Autores

  • Cleicia Neves Silva Universida Estadual de Goiás
  • CRISTIANE ROSA LOPES

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir as habilidades de Língua Portuguesa do 6º ano do ensino fundamental, previstas na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), levando em consideração os conceitos de cultura e interculturalidade, a fim de compreender de que forma o documento estabelece as temáticas culturais para o ensino de Língua Portuguesa e promove a inclusão e o respeito à diversidade cultural e linguística. Para tal, buscamos embasamento teórico em autores como, por exemplo, Signorini (1998), Antunes (2009), Eagleton (2011), Canclini (2006), Laraia (2018), Candau (2003), entre outros. O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa
documental, amparada pela metodologia de análise de conteúdo, com o intuito de depreender os sentidos veiculados na proposta. E para que esse estudo se consubstanciasse, foram realizadas algumas análises das habilidades de Língua portuguesa previstas para o 6º ano. Como resultado, foi possível perceber que apesar de a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) mencionar, em seu texto introdutório e nas competências gerais e específicas de Língua portuguesa, a importância da valorização das identidades, dos conhecimentos culturais e sociais dos indivíduos para a compreensão crítica da realidade, os aspectos da diversidade cultural e linguística são apresentados de forma bastante limitada nas habilidades descritas. Essa limitação é, sem dúvidas, muito preocupante, considerando o papel social desse documento como referência para a elaboração dos currículos das escolas de educação básica. Conclui-se que caberá aos professores o desenvolvimento (ou não) de uma educação linguística que seja crítica (PESSOA; SILVESTRE; MONTE-MÓR, 2018), ou seja, que problematize as injustiças sociais, as hegemonias culturais e linguísticas e as discriminações, e que estimule a construção de novos
sentidos na sala de aula.
Palavras-chave: Interculturalidade. Base Nacional Comum Curricular. Língua Portuguesa

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Publicado

2023-12-07

Edição

Seção

GT 1 - FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE LÍNGUAS