PERCEPÕES NEOLÓGICAS NAS ELEIÇÕES DE 2022: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NUMA PERSPECTIVA LINGUÍSTICA E DISCURSIVA
Resumo
Este estudo pretende apresentar as percepções de professores de Língua Portuguesa e alunos do 5º Ano de uma escola pública, do Estado de Goiás, sobre o fenômeno da neologia lexical nas eleições presidenciáveis brasileiras de 2022, em razão da profusa produção de novas palavras ou novos significados de palavras pertencentes ao nosso sistema linguístico. Como proposta didática, foram abordados o conceito de neologia, a qual aplica-se a todos os fenômenos novos que acontecem numa língua, enquanto a neologia lexical confere possibilidade de criação de novas unidades lexicais, estabelecidas às regras de produção inseridas no sistema lexical. A estas novas unidades lexicais atribuímos o nome de neologismos. Desse modo, objetivo geral da pesquisa buscou identificar e analisar os aspectos linguísticos e discursivos do fenômeno neológico lexial em textos relacionados aos presidenciáveis Jair Messias Bolsonaro (doravante) Bolsonaro e Luís Inácio Lula da Silva (doravante) Lula. O corpus analisado foram os textos encontrados no X (antigo Twitter), doravante X, que continham neologismos relacionados a Bolsonaro e Lula, entre 01 a 31 de outubro, durante o primeiro e segundo turno. Trata-se de uma pesquisa-ação, onde pesquisador e envolvidos participaram ativamente de todas as etapas da pesquisa. Para sustentação teórica, recorremos aos estudos de Guilbert (1975), Boulanger (1979), Alves (1994, 2011), Valente (2007), Biderman (1996), Almeida (2006), Rajagopalan (2013), Charaudeau (2008), dentre outros. As implicações obtidas corroboram para o aspecto vivo, dinâmico e discursivo da língua.