PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA OBRA REGIONALISTA DE BERNARDO ÉLIS PARA PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Franciare Gonçalves dos Reis UEG - CORA CORALINA

Resumo

Este artigo apresenta práticas de letramentos literário e digital no estudo de contos do autor goiano Bernardo Élis “A mulher que comeu o amante” e “O caso inexplicável da orelha de Lolô”. Objetiva-se motivar professores de Língua Portuguesa a realizarem atividades literárias, desenvolvendo e ampliando a prática dos multiletramentos com finalidade de despertar o interesse dos estudantes pela literatura regionalista goiana. Nesse sentido, discute-se a possibilidade de utilizar recursos da tecnologia da comunicação, informação e mídias digitais para despertar interesse por essas obras literárias. Trata-se de nova forma de aprendizado centrada na pedagogia dos letramentos, possibilitando novos conhecimentos, novas leituras de mundo e novas experiências para os estudantes, em qualquer momento e em qualquer lugar e oportunizar melhores condições aos alunos para explorarem o universo cultural regionalista presente nestes contos, tais como, as expressões, a cultura e a linguagem sertaneja do interior do estado de Goiás, tais como a descrição da natureza do Cerrado, os detalhes sobre as condições econômicas e sociais em que viviam os personagens, bem como os aspectos psicológicos relacionados com o enredo. Esta proposta consiste em despertar o interesse nos professores de Língua Portuguesa sobre como utilizar as várias plataformas digitais com objetivo de levar os contos regionalistas goianos para a comunidade escolar e estimular atividades que contemplem tais práticas, visto que a capacidade de usar a tecnologia como ferramenta para pesquisar, organizar, avaliar e comunicar informações e experiências culturais tornou-se uma necessidade na realidade educacional contemporânea (Kalantzis; Cope, 2015).

 

Palavras-chave: Literatura Regionalista. Bernardo Élis. Letramento literário e digital.

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Publicado

2025-02-06