A GOIANIDADE NO COMPONENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA DO DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS
Resumo
Resumo: A educação linguística é um processo contínuo, influenciado por questões sociais, históricas e culturais, que promove o aprimoramento da língua materna. Esse processo possibilita uma compreensão ampla da linguagem como um fenômeno complexo, que engloba sistemas diversificados de signos usados na produção de significado em diferentes contextos sociocomunicativos. Nessa perspectiva, o professor deve considerar os variados usos da linguagem, tanto em situações formais quanto informais, desenvolvendo as habilidades e competências dos estudantes para o exercício eficaz, crítico e reflexivo da comunicação, visando à compreensão do mundo e a capacidade de intervir sobre ele. Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta que as instituições educacionais adotem uma concepção de língua e linguagem baseada na teoria sociointeracionista, em que cada gênero discursivo está inserido em uma esfera da atividade social. A BNCC também determina que cada Estado deve elaborar um documento que reflita a realidade local, considerando as características históricas, culturais, econômicas, políticas e sociais de cada região, com o propósito de promover uma formação integral dos alunos. No estado de Goiás, o Documento Curricular para Goiás (DC-GO) é o responsável por articular as diretrizes da BNCC com as especificidades locais do Estado, adaptando-as ao contexto goiano, com o intuito de preservar as particularidades da região nos diferentes âmbitos. O DC-GO garante que uma de suas funções é apresentar e contextualizar a goianidade em todas as etapas, componentes curriculares e áreas do conhecimento. Assim, neste estudo, nosso objetivo é analisar como o DC-GO aborda a goianidade no componente de Língua Portuguesa. A pesquisa é de natureza qualitativa, documental e bibliográfica, fundamentada em Bakhtin e Volochinov (2004) e Bakthin (2004). Como resultado, constatamos que o DC-GO faz uso de um número limitado de gêneros discursivos para o ensino e a aprendizagem das particularidades do estado de Goiás.