A RELEVÂNCIA DO LETRAMENTO LITERÁRIO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SENADOR CANEDO
Resumo
Esta pesquisa é um recorte do segundo capítulo da minha dissertação em andamento e trata-se da relevância do letramento literário na rede municipal de educação de Senador Canedo. O Letramento Literário tem o potencial de despertar o prazer de ler na criança e torna-se essencial para formação de uma nova geração, que ao ler, reflete, questiona, elabora novas concepções e age de maneira emancipatória no contexto em que vive. Quando mediado na infância, contribui para a formação de uma nova geração. A observação incipiente como professora alfabetizadora há onze anos neste município expôs a realidade da falta do letramento literário no processo de alfabetização além da falta de um ambiente adequado que favoreça o letramento literário. Diante desta realidade posta, elaboramos o seguinte problema de pesquisa: Quais as inferências do letramento literário no processo de alfabetização na rede municipal de educação de Senador Canedo? A pesquisa teve como objetivo geral compreender as inferências do letramento literário no processo de alfabetização. Em relação à metodologia, trata-se de uma abordagem qualitativa, que tem por objetivo uma pesquisa exploratória, aproximando-se do método fenomenológico e no que concerne aos procedimentos considera-se bibliográfica, pesquisa bibliográfica de embasamento documental e estudo de caso. Para a fundamentação metodológica, utilizamos: Lakatos e Marconi (2010) e Gil (2002). As reflexões estão embasadas em Cope, Kalantzis e Pinheiro (2023), Cosson (2022), Lajolo e Zilberman (2019) e Soares (2024). A pesquisa evidenciou a falta dos termos letramento e letramento literário no PME/SC, uma vez que os evidenciam no decorrer das análises e a necessidade de um novo olhar sobre a relevância do letramento literário no processo de alfabetização.