LÍNGUA INGLESA NAS SÉRIES INICIAIS
uma proposta didática baseada no estudo de gêneros textuais conhecidos pelas crianças
Resumo
O ensino de inglês para crianças do Ensino Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental está em significativa expansão tanto em escolas particulares quanto em redes públicas de ensino (Mello, 2017), ocasionando expressiva demanda por professores e materiais de ensino para a faixa etária (Rocha, 2007; Faria e Sabota, 2019). No entanto, a área carece de regulamentações e orientações específicas, fazendo com que o ensino seja comumente realizado de forma experimental e intuitiva (Malta, 2019). Isto posto, realizamos um estudo (Andrade, 2023) dos seguintes documentos: Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Currículo Municipal de Jacareí, Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) e Referencial de Níveis de Desempenho em Línguas Estrangeiras (RENIDE). Apesar de serem direcionados a contextos diferentes, os quatro documentos apresentam orientações relativas às competências linguístico-comunicativas a serem desenvolvidas nos primeiros anos de escolarização, conferindo importância à contextualização e à centralidade no texto no que tange ao ensino de uma língua, seja estrangeira ou materna. A partir da análise documental realizada, considera-se o trabalho com gêneros textuais uma profícua possibilidade metodológica, pois materializam a língua (Cristovão et al., 2010) e convertem teoria em prática (Campos-Gonella, 2014), de forma a contribuírem para a participação do aprendiz nos diferentes contextos comunicativos do qual participa. Nesta comunicação, apresentaremos uma unidade didática para estudo do gênero carta, a qual compõe um material que vem sendo elaborado de acordo com os postulados nos documentos analisados para que, em colaboração com o estudo da língua portuguesa, contribua para a educação linguística da criança sob uma perspectiva multicultural. A base teórico-metodológica do material é a sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011) para estudo de gêneros textuais.