A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DE LÍNGUA PORTUGUESA TELÁRIS ESSENCIAL

Autores

  • Aline Pacheco de Melo Martins UEG

Resumo

Neste texto, constataremos que o PNLD, Programa Nacional do Livro Didático, tem como foco o Ensino Fundamental público, e assegura a gratuidade dos livros didáticos a cada  aluno matriculado na rede. A escolha dos livros é feita pelos professores das escolas públicas de todo o país, que têm a oportunidade de escolher os livros de sua preferência para serem trabalhados pelo período de três anos, de modo que o livro escolhido só poderá ser substituído por outro título no próximo PNLD. Nosso objetivo é analisar se o livro didático Teláris Essencial oportuniza ao professor direcionar o ensino da variação linguística aos alunos de modo claro e coerente. Isso será feito por meio de uma análise individual, desde o sumário e a apresentação até as últimas atividades, passando pela bibliografia consultada e indicada. Também será feita uma descrição prévia das características gerais do livro sobre à estrutura e organização. Nesse sentido o livro didático será usado como instrumento de pesquisa com a intenção de examinarmos a ocorrência da variação linguística presente nesse material didático oferecido pelo Governo Estadual de Educação. Essa análise será baseada no arcabouço teórico da Sociolinguística Educacional e da Sociolinguística Variacionista, serão analisados todos os capítulos, exercícios e boxes informativos sobre o tema variação presentes na obra. Além disso, será feito um cotejo entre a proposta da obra e os postulados do DCGO e da BNCC no que tange à pedagogia da variação linguística. As análises serão  realizadas mediante a visão de trabalhos da sociolinguística variacionista de Labov (1998).  Esperamos que, depois das contribuições do nosso trabalho, conceitos importantes como variante, variação, mudança e preconceito linguístico, passem a ser trabalhados dentro de sala de aula com os educandos, não como conteúdo programático, mas como um viés teórico para todos os conteúdos, estando presente durante o ano todo, nas explicações, questionamentos e debates feitos em sala de aula.

 

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Publicado

2025-02-06