CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA

dos significados sociais para os sentidos pessoais

Autores

  • Fernanda Seidel Bortolotti Unicentro
  • Cibele Krause-Lemke Unicentro

Resumo

Esta pesquisa bibliográfica é ancorada na Teoria Histórico-Cultural (THC) de Vigotski, o arcabouço teórico escolhido para tratar do ensino e da aprendizagem de inglês na infância e adolescência. Discorre-se acerca de conceitos-chave, tais como o próprio processo de ensino e aprendizagem, bem como o termo sentido, a partir da distinção deste em relação à palavra significado - conjunto de conceitos que tendem a gerar dubiedade entre os não familiarizados com a THC. Outros elementos apresentados são: mediação; zonas de desenvolvimento; atividade de estudo, seus motivos e fins; ação e consciência. A teoria que inspira este trabalho contempla o desenvolvimento dos indivíduos atrelado ao ambiente social, o qual é construído historicamente. Os sujeitos não se encontram sozinhos ou isolados ao aprender, mas mediados por sujeitos e contextos. Nesta perspectiva, o meio externo auxilia a compor os motivos das crianças e adolescentes, pois não bastariam a maturação biológica e os valores individuais, mas também a interação com o cenário. Associados, o eu e os outros levariam juntos à aprendizagem, que por sua vez levaria ao desenvolvimento. Por sua vez, o sentido pessoal, apesar de construído pelos sujeitos, encontra-se invariavelmente apoiado nas atividades do estudante e embebido nos significados sociais. Portanto, almeja-se contribuir para reflexões e práticas centradas no processo de atribuição de sentidos como inerente ao percurso da educação, neste caso, linguística.

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Publicado

2025-02-06