FOTOGRAFIAS NARRATIVAS

o cotidiano contado pelas lentes dos alunos

Autores

Resumo

Este artigo intitulado: “Fotografias Narrativas: o cotidiano contado pelas lentes dos alunos” é fruto de um projeto que envolve alunos de uma escola pública periférica de Cariacica, no Espírito Santo. O espaço urbano da região metropolitana de Vitória é problematizado com a leitura de contos e narrativas sobre as várias cidades que podem existir na cidade. Em um segundo momento, após uma oficina de fotografia, cada um escolheu para onde apontar a sua lente fotográfica. Este trabalho fundamenta-se na teoria de multiletramentos (Cope & Kalantzis, 2000) como possibilidade de construções linguísticas multimodalizadas, nos letramentos críticos (Freire, 1997; 1989), como possibilidades dialógicas na construção de novos olhares e sentidos (Duboc, 2016) e na cartografia afetiva (Pereira & Registro, 2022), que transcende a mera representação geográfica, aprofundando-se e problematizando as experiências subjetivas dos alunos em relação aos espaços que habitam. As fotografias capturadas pelos estudantes não são apenas registros visuais, mas sim narrativas visuais que revelam emoções, memórias e conexões com os lugares, funcionando como janelas para suas identidades e histórias pessoais. Propomos ainda uma reflexão crítica sobre o cotidiano e a dinâmica do deslocamento na cidade, considerando as dificuldades de acesso enfrentadas por indivíduos que habitam áreas periféricas. Através da prática fotográfica, os alunos são incentivados a desenvolver um olhar sensível e crítico, estimulando a criatividade e a percepção da realidade ao seu redor. Este trabalho se materializou na publicação de um e-book com a compilação dos trabalhos realizados pelos alunos. Como educadores, acreditamos em uma educação cidadã, como prescrita em nossa constituição de 1988, um ensino para além da formação acadêmica, mas também a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, em que a sala de aula é vista como um espaço de criação, curiosidade e invenção e criatividade. Assim, a fotografia é apresentada como uma forma de narrativa, arte e representação, contribuindo para a formação de um estudante que lê não apenas palavras, mas também a vida e o espaço que ocupa.

Biografia do Autor

  • Ronald Gobbi Simões, UFES

    Doutorando em Linguística pelo PPGEL-UFES e mestre em literatura Latino-Americana pela Purdue University. Possui graduação em Letras- Inglês e Letras -Português. Atualmente é professor da educação básica do estado do Espírito Santo. 

  • Graziele Soares, UFRJ

    Doutoranda e mestre em Linguística pela UFRJ. Possui graduação em Letras: Português-Literaturas pela UFRJ. Atualmente é professora da educação básica do estado do Espírito Santo. 

Downloads

Publicado

2025-02-06