FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS-MT
Resumo
A valorização profissional dos docentes, com foco na formação continuada, tem sido objeto de intensos debates recentes. Este relato de experiência busca destacar a relevância do aprimoramento profissional de professores de língua inglesa, tanto da rede pública quanto da particular, logo após a conclusão da graduação. A formação continuada, fundamentada legalmente pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBN) 9394/96, estabelece um vínculo pedagógico indispensável para a qualificação docente e a promoção de um ensino equitativo. Além de preparar os alunos para os desafios de uma sociedade em constante evolução, a formação continuada estimula a reflexão sobre a prática pedagógica, alinhando teoria e prática e proporcionando aos estudantes experiências de aprendizagem mais significativas. Este estudo, com abordagem qualitativa, tem como objetivo principal analisar a importância de oferecer formação continuada aos professores de língua inglesa do município de Barra do Garças, Mato Grosso. A pesquisa se baseia em referenciais teóricos de Gatti (2008), Lima (2004), Valente (2021) e Freire (2011). Ao aprofundar a discussão sobre a formação continuada, busca-se contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de língua inglesa na região, proporcionando aos docentes as ferramentas necessárias para desenvolver práticas pedagógicas inovadoras e eficazes. Ao investigar a realidade dos professores de língua inglesa em Barra do Garças, espera-se identificar as principais demandas e desafios enfrentados por esses profissionais, bem como as oportunidades de desenvolvimento profissional que a formação continuada pode oferecer. Os resultados desta pesquisa poderão servir como subsídio para a elaboração de políticas públicas e programas de formação continuada mais adequados às necessidades dos docentes e dos alunos.