FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS-MT

Autores

  • Danilaura Gama dos Santos CMEB Federico Toscani
  • Islane Souza Pereira CMEB Federico Toscani
  • Valéria Ramos dos Santos CMEB Federico Toscani

Resumo

A valorização profissional dos docentes, com foco na formação continuada, tem sido objeto de intensos debates recentes. Este relato de experiência busca destacar a relevância do aprimoramento profissional de professores de língua inglesa, tanto da rede pública quanto da particular, logo após a conclusão da graduação. A formação continuada, fundamentada legalmente pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBN) 9394/96, estabelece um vínculo pedagógico indispensável para a qualificação docente e a promoção de um ensino equitativo. Além de preparar os alunos para os desafios de uma sociedade em constante evolução, a formação continuada estimula a reflexão sobre a prática pedagógica, alinhando teoria e prática e proporcionando aos estudantes experiências de aprendizagem mais significativas. Este estudo, com abordagem qualitativa, tem como objetivo principal analisar a importância de oferecer formação continuada aos professores de língua inglesa do município de Barra do Garças, Mato Grosso. A pesquisa se baseia em referenciais teóricos de Gatti (2008), Lima (2004), Valente (2021) e Freire (2011). Ao aprofundar a discussão sobre a formação continuada, busca-se contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de língua inglesa na região, proporcionando aos docentes as ferramentas necessárias para desenvolver práticas pedagógicas inovadoras e eficazes. Ao investigar a realidade dos professores de língua inglesa em Barra do Garças, espera-se identificar as principais demandas e desafios enfrentados por esses profissionais, bem como as oportunidades de desenvolvimento profissional que a formação continuada pode oferecer. Os resultados desta pesquisa poderão servir como subsídio para a elaboração de políticas públicas e programas de formação continuada mais adequados às necessidades dos docentes e dos alunos.

 

Biografia do Autor

  • Danilaura Gama dos Santos, CMEB Federico Toscani

    Nasci em 5 de dezembro de 1991, em Barra do Garças-MT. Concluí minha graduação em Licenciatura em Pedagogia em 2013, pela Univar (Faculdades Unidas do Vale do Araguaia), onde também finalizei, em 2014, minha especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Desde o início da graduação, em 2010, atuo na Educação Básica e, atualmente, sou professora na CMEB Federico Toscani, em Barra do Garças-MT.

  • Islane Souza Pereira, CMEB Federico Toscani

    Nasci em 30 de março de 1992 e resido atualmente em Barra do Garças, MT. Concluí minha graduação em Recursos Humanos pelo Centro Universitário Unicathedral em 2018, e, ainda no mesmo ano, iniciei a licenciatura em Pedagogia, que finalizei em 2021 na mesma instituição. Atualmente, sou professora da turma do 4º ano do Ensino Fundamental no Centro Municipal Federico Toscani, em Barra do Garças, MT. Possuo especializações nas áreas de Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching, bem como em Alfabetização e Letramento.

  • Valéria Ramos dos Santos, CMEB Federico Toscani

    Nasci em 25 de novembro de 1988, em Barra do Garças - MT. Sou graduada em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT - CUA), curso que concluí em 2016. Em 2018, finalizei uma especialização em LIBRAS, o que me permitiu ampliar minhas habilidades de comunicação inclusiva. Em 2023, graduei-me também em Pedagogia pela Unifacvest, fortalecendo ainda mais minha formação acadêmica. Atualmente, trabalho como professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Centro Municipal de Educação Básica Federico Toscani, em Barra do Garças, MT, onde me dedico ao desenvolvimento integral dos alunos.

Downloads

Publicado

2025-02-06

Edição

Seção

GT 1 - FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE LÍNGUAS