O LETRAMENTO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O presente texto tem como objetivo discutir sobre o letramento da Língua Inglesa, apresentar as perspectivas de alguns docentes de Língua Inglesa do município de Barra do Garças – MT sobre o letramento e sequência didática aplicados nas turmas do Ensino Fundamental Anos Finais; e descrever a aula complementar desenvolvida com a turma do 5º ano - Ensino Fundamental Anos Iniciais do Centro Municipal de Educação Básica Federico Toscani, pertencente à Secretaria de Educação de Barra do Garças – MT e as observações desta experiência. A Base Comum Curricular - BNCC da Língua Inglesa para o Ensino Fundamental – Anos Finais está organizada por eixos, unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades, distribuídos por ano de escolaridade (6º, 7º, 8º e 9º anos), em um crescente grau de complexidade e consolidação das aprendizagens. O estudo da Língua Inglesa possibilita aos alunos ampliar horizontes de comunicação e de intercâmbio cultural, científico e acadêmico e, nesse sentido, abre novos percursos de acesso, construção de conhecimentos e participação social. É esse caráter formativo que inscreve a aprendizagem de inglês em uma perspectiva de educação linguística, consciente e crítica. O trabalho foi realizado por meio de pesquisa qualitativa, analisando as respostas dos docentes de Língua Inglesa atuantes no município diante de suas práticas pedagógicas e mencionando como referências os autores e obras: Brasil (2017 - 2018), Loureiro (2021), Gomes (2021), Jordão (2014) e Costa (2020). Após as análises dos referenciais teóricos, da pesquisa entre os docentes e os resultados da aula complementar para o 5º ano a reflexão latente é sobre o início dos estudos de Língua Inglesa a partir dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental nos currículos escolares.