O LETRAMENTO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Danilaura Gama dos Santos CMEB Federico Toscani
  • Islane Souza Pereira CMEB Federico Toscani
  • Valéria Ramos Dos Santos CMEB Federico Toscani

Resumo

O presente texto tem como objetivo discutir sobre o letramento da Língua Inglesa, apresentar as perspectivas de alguns docentes de Língua Inglesa do município de Barra do Garças – MT sobre o letramento e sequência didática aplicados nas turmas do Ensino Fundamental Anos Finais; e descrever a aula complementar desenvolvida com a turma do 5º ano - Ensino Fundamental Anos Iniciais do Centro Municipal de Educação Básica Federico Toscani, pertencente à Secretaria de Educação de Barra do Garças – MT e as observações desta experiência. A Base Comum Curricular - BNCC da Língua Inglesa para o Ensino Fundamental – Anos Finais está organizada por eixos, unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades, distribuídos por ano de escolaridade (6º, 7º, 8º e 9º anos), em um crescente grau de complexidade e consolidação das aprendizagens. O estudo da Língua Inglesa possibilita aos alunos ampliar horizontes de comunicação e de intercâmbio cultural, científico e acadêmico e, nesse sentido, abre novos percursos de acesso, construção de conhecimentos e participação social. É esse caráter formativo que inscreve a aprendizagem de inglês em uma perspectiva de educação linguística, consciente e crítica. O trabalho foi realizado por meio de pesquisa qualitativa, analisando as respostas dos docentes de Língua Inglesa atuantes no município diante de suas práticas pedagógicas e mencionando como referências os autores e obras: Brasil (2017 - 2018), Loureiro (2021), Gomes (2021), Jordão (2014) e Costa (2020). Após as análises dos referenciais teóricos, da pesquisa entre os docentes e os resultados da aula complementar para o 5º ano a reflexão latente é sobre o início dos estudos de Língua Inglesa a partir dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental nos currículos escolares.

Biografia do Autor

  • Danilaura Gama dos Santos, CMEB Federico Toscani

    Nasci em 5 de dezembro de 1991, em Barra do Garças-MT. Em 2013, conclui a graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Univar (Faculdades Unidas do Vale do Araguaia), e em 2014, finalizei minha especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela mesma instituição. Desde 2010, quando iniciei minha graduação, atuo na Educação Básica. Atualmente, sou professora na CMEB Federico Toscani, em Barra do Garças-MT.

  • Islane Souza Pereira, CMEB Federico Toscani

    Nasci em 30 de março de 1992 e atualmente resido em Barra do Garças, MT. Formei-me em Recursos Humanos pelo Centro Universitário Unicathedral em 2018 e, no mesmo ano, iniciei a licenciatura em Pedagogia, concluída em 2021 na mesma instituição. Atualmente, leciono para a turma do 4º ano do Ensino Fundamental no Centro Municipal Federico Toscani, em Barra do Garças, MT. Sou especialista em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching, além de Alfabetização e Letramento.

  • Valéria Ramos Dos Santos, CMEB Federico Toscani

    Nasci em 25 de novembro de 1988, em Barra do Garças - MT. Sou graduada em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT - CUA), curso que concluí em 2016. Em 2018, finalizei uma especialização em LIBRAS, o que me permitiu ampliar minhas habilidades de comunicação inclusiva. Em 2023, graduei-me também em Pedagogia pela Unifacvest, fortalecendo ainda mais minha formação acadêmica. Atualmente, trabalho como professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Centro Municipal de Educação Básica Federico Toscani, em Barra do Garças, MT, onde me dedico ao desenvolvimento integral dos alunos.

Downloads

Publicado

2025-02-06