O QUE REVELA O LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS ADOTADO EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A ABORDAGEM INTERCULTURAL?
Resumo
Este trabalho apresenta parte do Relatório desenvolvido no contexto de Prática como Componente Curricular (PCC) no segundo semestre de 2023 no curso de Letras Inglês de uma universidade federal. O estudo tem como objetivos verificar (1) se e como o componente intercultural é trabalhado no livro didático de inglês, English File Intermediate, utilizado até 2023 no Centro de Línguas (CL) da referida instituição, ambiente que faz parte também do processo de formação dos acadêmicos, e (2) se o material analisado contribui para a formação de uma sensibilidade intercultural nos futuros professores de inglês. A base teórica do estudo é a abordagem intercultural na área de ensino-aprendizagem de línguas. A metodologia adotada inclui uma análise bibliográfico-documental de natureza qualitativa, centrada nas unidades 6 a 10 do livro mencionado. A investigação revelou que a abordagem intercultural está presente em todas elas, com um enfoque especial na valorização da cultura de origem dos alunos e promoção de comparações culturais, que enriquecem o conhecimento intercultural dos aprendizes, professores em formação. Os resultados indicam que as unidades examinadas não só abordam a interculturalidade de maneira sólida, mas também possuem um potencial significativo para contribuir na formação de docentes sensíveis a essa perspectiva, alinhando-se às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de línguas no Brasil.