DO TABULEIRO PARA A SALA
o uso de jogos de RPG na educação linguística em língua inglesa com crianças
Resumo
A educação linguística em língua inglesa com crianças tem sido foco de diversos estudos nas últimas décadas no contexto brasileiro devido à expansão da oferta dessa língua nesse cenário. Com isso, metodologias de ensino para crianças se tornam um tópico que carece de atenção e estudos. Entendendo a importância da ludicidade e da atenção às necessidades das crianças no processo de educação linguística em língua inglesa, o objetivo deste trabalho foi apresentar e discutir um guia para elaboração de atividades com uso de jogos de RPG, o qual foi proposto em uma pesquisa de Iniciação Científica que buscou analisar as potencialidades dos jogos de RPG nesse contexto. Os jogos de RPG se propõem a construir um mundo de possibilidades para explorar e estimular a criatividade, a solução de problemas e o desenvolvimento social, utilizando tanto do papel de um narrador quanto dos jogadores, e, por isso, não deve passar despercebido por educadores quando se trata da educação infantil. Ao tratar do ensino de língua inglesa com crianças por meio de jogos de RPG, entende-se como uma proposta que vai além de ouvir histórias em inglês e responder perguntas objetivas sobre o material exposto, mas de engajar os alunos a participarem do desenvolvimento dessa aventura e a utilizarem a língua inglesa como forma de externar suas ideias e sensações. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e interpretativa, cujos dados foram gerados no Colégio de Aplicação da Ufes - Criarte. Esperamos que esta pesquisa fomente reflexões sobre o papel de jogos RPG no ensino de inglês na educação infantil, sobretudo com relação à importância dessa proposta para explorar as vivências das crianças, entender seu meio e como utilizam a língua, partindo de um mundo lúdico, fantasioso, e que os proporciona criar e explorar os limites de suas imaginações.