PROFESSORES(AS) EM FORMAÇÃO INICIAL E MATERIAL DIDÁTICO PARA CRIANÇAS
caminhos para ludicidade e criticidade
Resumo
O material didático na educação linguística com crianças é de grande importância, mas representa um desafio para professores(as) devido às especificidades que precisam ser levadas em consideração ao selecionar, adaptar, elaborar e utilizar um material didático em sala de aula. Dentre as particularidades que precisam ser analisadas estão o contexto de ensino, que neste trabalho, está relacionado à educação linguística na infância. Ao pensarmos sobre tais propostas, precisamos voltar nossa atenção para as características e necessidades das crianças, do contexto, bem como as concepções de língua e linguagem, as experiências docentes e os objetivos educacionais. Para falarmos de material didático, a definição defendida e usada nesta pesquisa está em consonância com a proposta de Tomlinson (2012) e Harwood (2010), ou seja, material didático é tudo aquilo que auxilia professores(as) em sala de aula, desde que tenha um propósito pedagógico. O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir alguns dos resultados de uma pesquisa de mestrado que enfocou as perspectivas de professores(as) em formação inicial sobre a elaboração de material didático para crianças, focando especificamente nos aspectos lúdicos e críticos deste material. Os participantes desta pesquisa foram estudantes do curso de Letras-Inglês, da Universidade Federal do Espírito Santo, matriculados na disciplina optativa de Ensino de Inglês na Educação Infantil. Os procedimentos para a geração de dados foram: entrevista por escrito, análise de uma unidade didática (UD) e uma entrevista semi-estruturada após a apresentação desta UD. Concluiu-se que os(as) estudantes / participantes da pesquisa buscaram desenvolver um material didático que fosse crítico e lúdico, levando em consideração as necessidades, as especificidades e os contextos das crianças. Para Zanotelli (2023), ao pensarmos acerca da elaboração de material didático para crianças, estamos também pensando na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e questionadora, que se desenvolve por completo.