PERCEPÇÕES DO/AS PROFESSORE/AS DE MATEMÁTICA ACERCA DA INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE A MATEMÁTICA E A LÍNGUA PORTUGUESA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Resumo
Este artigo busca analisar a contribuição do conhecimento da Língua portuguesa no processo de aprendizagem da Matemática, a partir das percepções do/as professore/as que ensinam matemática, no Ensino Médio, em um determinado colégio da rede estadual, situado na cidade de Senador Canedo-Goiás. Para tal, buscou- se embasamento teórico, a partir de autores como Klein (2001), Fazenda (2005), Nóvoa (1997), Freire (1996), Ferreira (2018), Castro (2005), Sabota (2018) entre outros que tratam da temática abordada. Metodologicamente, o estudo se desenvolve a partir de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa do material gerado por meio de um formulário elaborado pelo Google Forms, contendo 05 perguntas, sendo 03 objetivas e 02 subjetivas. Dentre os resultados, foi possível perceber o/as professore/as de matemática apresenta uma percepção positiva acerca da interdisciplinaridade entre a linguagem e o pensamento matemático. No entanto, não se sentem totalmente preparado/as para fazer a integração dos conhecimentos linguísticos e matemáticos na prática pedagógica, visto que, em sua maioria, não tiveram, durante a formação docente, subsídios teóricos/metodológicos para realizar a intersecção entre as disciplinas mencionadas.