ESTUDOS DA TRADUÇÃO E A TEORIA DOS POLISSISTEMAS

Autores

  • Marcilene Alves Vieira PPGE-Inhumas
  • Isadora Cristinny Vieira de Morais PPGE-Inhumas

Resumo

As problemáticas que a atividade tradutória implica expuseram a importância de sua teorização tanto para o estabelecimento de tais questões como objeto de estudo quanto para a ratificação de aspectos extralinguísticos existentes na tradução em suas diversas modalidades. Nessa perspectiva, o presente estudo explora o problema de em que medida compreender a tradução como recurso interacional pode proporcionar a comunicabilidade humana. Assim, serão apresentadas neste trabalho algumas considerações gerais acerca de tradução e, consequentemente, de cultura, linguagem e sociedade, que originarão a Teoria dos Polissistemas e a grande significação que essa corrente possui em relação às explorações tradutórias. Objetiva-se reconhecer as possibilidades de recursos fornecidos pela Teoria dos Polissistemas e a importância da consideração de tais interferências para concretizar a relevância da tradução como objeto de estudo. Para tanto, autores como Faria (2009), Jakobson (2007), Katan (2012), Geertz (2008) e Hall (1997) ancorarão as reflexões propostas. O estudo compõe-se mediante pesquisa qualitativa de levantamento bibliográfico. Os resultados nos levam à compreensão de acerca do que é a tradução e qual seu papel extralinguístico fundamental dentro de nossa sociedade simbólica. Compreendemos que a tradução como recurso interacional pode proporcionar a comunicabilidade humana afinal todo processo de comunicação está submetido à subjetividade humana, à fatores externos, internos, culturais e suas inferências nos processos de significação. Assim, diante das perspectivas expostas, é possível apreender a ratificação dos estudos da tradução no cenário atual, bem como a relevância que a exploração de suas complexidades possui para o estabelecimento de tal estudo ancorado além das questões linguísticas.

Biografia do Autor

  • Isadora Cristinny Vieira de Morais, PPGE-Inhumas

    Mestra em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás (2022). Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Infantil, pela Faculdade Dom Alberto (2021). Graduada em Pedagogia, pela Universidade Estadual de Goiás (2019). Graduada em Letras, pela Faculdade Dom Alberto (2024). Docente da Secretaria Municipal de Educação de Inhumas. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (GEPEDI/UEG). E-mail: isacris2507@gmail.com

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Publicado

2025-02-06