A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM PROVAS DO ENEM (2018 A 2023)
uma análise pragmática e discursiva sob a ótica da sociolinguística educacional
Resumo
O presente artigo objetiva analisar questões do Enem, de 2018 a 2023, relacionadas à variação linguística, com o intuito de descrever suas abordagens pragmáticas, semânticas e discursivas sob a perspectiva da Sociolinguística Educacional. Além disso, propõe verificar se houve uma evolução tanto em números e também no tratamento das concepções sobre variação linguística ao longo dos anos. Buscou ainda evidenciar se as questões que tratam da variação no Enem atendem às diretrizes da BNCC. A pesquisa se baseia nas teorias de Bortoni-Ricardo (2020), Andrade e Ko. Freitag (2016) e Faraco (2008), que sustentam as análises e discussões das questões do Enem. O estudo utiliza como procedimento metodológico o método documental, de natureza qualitativa interpretativa, focando nas questões de linguagem, códigos e suas tecnologias das provas azuis do Enem. Em relação ao tratamento da variação nas questões percebe-se que houve uma difusão significativa de abordar os fenômenos linguísticos, pois as questões do Enem correlacionam às habilidades da BNCC, promovendo com isso o reconhecimento e a valorização da diversidade linguística, ressaltando sua importância para a comunicação e a expressão cultural do nosso país.