LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
o uso de vídeos musicais na sala de aula
Resumo
As questões que envolvem os letramentos de maneira geral, têm sido objeto de estudos, com a finalidade de promover discussões acerca de como se pode alcançar letramentos desejáveis, principalmente, durante a fase de alfabetização infantil. Entretanto, às vezes, a escola detém poucos recursos tecnológicos para fazê-lo. Posto isso, o objetivo proposto para este trabalho é verificar a utilização de canções infantis em vídeos do youtube, na Educação Infantil, a fim de reconhecer práticas que proporcionem o letramento digital, nessa fase de escolarização. Este estudo visa assim, realizar a análise dos vídeos com músicas tais como: "Viva Mariana da Galinha Pintadinha" e "Índiozinhos - de Bob Zoom" de modo a observar como essas canções possibilitam diferentes formas de explorar o letramento digital na educação infantil. A metodologia de pesquisa consiste de levantamento bibliográfico e posterior análise dos vídeos com canções infantis e dos recursos utilizados pelos autores dos vídeos. A abordagem é qualitativa e o aporte teórico é constituído dos trabalhos de Monte Mór (2017), Maia (2018), Kalantzis, Cope; Pinheiro (2020), Joaquim (2023), Rojo (2006), (2007). Os vídeos "Viva Mariana da Galinha Pintadinha" e "Índiozinhos, de Bob Zoom" evidencia diferentes formas de explorar o letramento digital na educação infantil por meio de recursos visuais e musicais proporcionam uma experiência educativa e interativa, que pode auxiliar no desenvolvimento da linguagem de maneira geral e em múltiplos letramentos.